O Dia Mundial de Conscientização dos Linfomas, 15 de setembro, será marcado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por uma ação do Serviço de Hematologia do Hospital Universitário (HU) e da Liga Acadêmica de Hematologia/UFJF. Das 8h às 12h, equipes estarão em frente ao prédio da reitoria, esclarecendo dúvidas e distribuindo material informativo sobre o assunto.

No HU, há três anos, é realizado pelo Serviço de Hematologia, o Projeto Linfoma. De acordo com a coordenadora da ação desta segunda-feira e integrante da Liga Acadêmica, Sonielle Albertino, o objetivo é alertar sobre a existência desta doença, que, se diagnosticada precocemente tem prognósticos bem melhores. “Muitas vezes, o diagnóstico precoce advém da autoobservação destes sinais e sintomas.” Além do projeto, a Liga Acadêmica de Hematologia, composta por estudantes de Medicina e Enfermagem, desempenha importante papel, no ponto de vista acadêmico, ministrando, diariamente um trabalho de exposição do tema na sala de espera do HU/Unidade Dom Bosco, possibilitando que a população tenha espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

A doença

O Linfoma é um câncer que atinge o sistema linfático, levando ao déficit de imunidade, o que predispõe o paciente a ter infecções de repetição. Podem ocorrer em pessoas de qualquer idade e ainda não foi descoberto método de prevenção, mas a doença pode ser tratada e curada em um grande número de casos. Os principais sintomas são aumento dos gânglios, febre, sudorese noturna, perda de peso e maior suscetibilidade a algumas infecções. Em algum casos, é possível que os pacientes não cheguem a sentir sintomas. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico, biópsia, exame de sangue ou por imagem (radiografia, tomografia e ressonância).

O tratamento dependerá do tipo e do estágio em que a doença for diagnosticada, mas as principais formas são a quimioterapia,a radioterapia, o transplante de medula óssea e o uso de anticorpos monoclonais. Segundo o hematologista Abrahão Elias Hallack Neto, o transplante de medula óssea é oferecido pelo HU. Os linfomas são divididos em duas categorias: Linfoma de Hodgkin e Linfoma Não Hodgkin. O Linfoma de Hodgkin apresenta células muito peculiares chamadas Reed Sternberg. Geralmente se espalha a partir de um gânglio linfático para outros vizinhos por meio de vasos linfáticos, afetando adolescentes ou jovens adultos.

O Linfoma Não Hodgkin compreende todos os outros subtipos de linfomas. Aqui o gânglio linfático, inicialmente afetado, pode espalhar a doença para outras regiões do corpo por meio do sangue, sem necessariamente atingir os gânglios vizinhos. Afeta principalmente adultos.

Outras informações: (32) 4009-5393 (Assessoria do HU-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud