A memória e o envelhecimento não precisam andar distantes, as melhores histórias da vida merecem ser contadas do início ao fim. O projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Memória e Qualidade de Vida: uma ação interdisciplinar junto aos servidores públicos federais, tem o objetivo de contribuir para a boa saúde mental das pessoas, normalmente afetada com o tempo. As inscrições para participar da oficina oferecida pelo projeto já estão abertas e contemplam, preferencialmente, servidores a partir 50 anos, ativos e aposentados.

Entre as principais queixas de saúde da população, a falha na memória pode prejudicar até mesmo tarefas simples e cotidianas. Pensando nesta dificuldade, a equipe do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF, em parceria com a equipe do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass/UFJF) desenvolveu um trabalho interdisciplinar que visa estimular a atenção, concentração e habilidade dos servidores federais de Juiz de Fora que estão em processo de envelhecimento. Além da equipe técnica este projeto também disponibiliza uma bolsa de extensão na área de Serviço Social.

Segundo a coordenadora do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF e professora da Faculdade de Serviço Social, Sandra Arbex, “este é um projeto piloto, mas pretendemos que ele se torne um trabalho permanente. As parcerias com o polo de enriquecimento permitem que ampliemos nossas ações com qualidade e também auxiliam na formação de alunos para também atuarem com pessoas idosas”.

Já a secretária de Assuntos Administrativos e gestora da Unidade Siass-UFJF, Gessilene Zigler Foine, ressalta que, de forma geral, “é uma tendencia natural a dificuldade de memória com o passar do tempo. No fundo, vamos fazer uma ‘ginástica para o cérebro’, um exercício para estimular essa capacidade”. Esta iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida do Trabalho (Pró-Vida) da UFJF.

A oficina terá início em outubro, com a realização de oito encontros. As reuniões acontecem no Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF, na Casa de Cultura, na avenida Rio Branco 3.372, no Centro da cidade.

Efetue aqui a sua inscrição no projeto Memória e Qualidade de Vida: uma ação interdisciplinar junto aos servidores públicos federais

Outras informações: (32) 3215-4694 (Casa de Cultura-UFJF)

(32) 2102-3928 (Cossbe-UFJF)

(32) 2102-3296 (Gerência de Saúde e Família/Siass)