Os interessados em aprender mais sobre a cultura dos países hispânicos, latinos e europeu, podem se inscrever no curso de extensão Literatura de Língua Espanhola e Artes Visuais” até a próxima quarta-feira, dia 3, das 9h às 17h, na secretaria do Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O valor da inscrição é de R$ 50.

Promovido pelo Mamm em parceria com os programas de pós-graduação da Faculdade de Letras (Fale) e do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, o objetivo é oferecer aos participantes uma introdução no que há de mais relevante neste nicho cultural irmão do Brasil. Ao todo, são dez encontros, marcados para acontecer entre 3 de setembro e 5 de novembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

Programa

Partindo de uma abordagem interdisciplinar, o programa do curso abrange desde elementos tradicionais e universalmente conhecidos, como o famoso personagem Dom Quixote de La Mancha, criado por Miguel de Cervantes em livro homônimo publicado em 1605, até as vanguardas artísticas do século 20. Estão envolvidos nas aulas, professores das áreas de história, comunicação, letras e artes. Além da exposição teórica, estão previstas duas oficinas, para final do curso, envolvendo exercícios em artes visuais e letras.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a professora da IAD, Patrícia Moreno, o curso representa uma chance de abertura cultural e não exige conhecimento prévio. “Na verdade, o curso é uma grande oportunidade de intercâmbio, de diálogo com outra cultura, que tem origens muito próximas às nossas. Por isso, a única coisa exigida é o interesse genuíno pelo assunto.”

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)