Professora Iluska Coutinho assume a partir de 4 de setembro a diretoria científica do Intercom. (Foto: Stefânia Sangi)

A professora Iluska Coutinho da Faculdade de Comunicação Social (Facom) da UFJF vai assumir a diretoria científica do Intercom, entidade científica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A cerimônia de posse será durante a assembleia anual da entidade, marcada para o dia 4 de setembro em Foz do Iguaçu, Paraná. A duração do mandato é de três anos.

“Acho que o fato de ter uma professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação na diretoria científica da sociedade mais importante da área ressalta que a gente também faz pesquisa com grande qualidade nessa área. É o reconhecimento que a Facom recebe pelo investimento que tem feito nos professores, pesquisadores e também nos alunos de iniciação científica. Acho que marca a consolidação da pesquisa na Faculdade de Comunicação”, avalia Iluska Coutinho.

A diretoria científica do Intercom é responsável pela definição das diretrizes de pesquisa, convênios e acordo de investigação, face mais visível no Congresso anual da entidade, que chega este ano à XXXVII edição. Outras atribuições da diretoria é o estabelecimento de parcerias com entidades, promoção de cursos e capacitações, suporte científico aos congressos regionais e coordenação dos grupos de pesquisa. Os desafios atuais da diretoria científica estão voltados para consolidar a internacionalização da entidade.

Desenvolver trabalhos na Intercom não é nenhuma novidade para Iluska, que durante seis anos atuou como diretora regional sudeste. Por quatro anos, coordenou o grupo de pesquisa de telejornalismo (atualmente à cargo da também professora Facom, Chrisitina Musse) e, desde o ano passado, coordenava os grupos de Pesquisa do Intercom.

Com expectativas positivas para o novo cargo, Iluska diz que essa oportunidade se mostra de certa forma desafiadora, mas ao mesmo tempo se sente muito motivada,pois haverá uma oportunidade de estar em contato com outros pesquisadores. “Para mim esse intercâmbio é importante porque representa um estágio de desenvolvimento que vai permitir conversar com vários pesquisadores. Essa perspectiva de diálogo, funciona como um desafio que promete ser muito produtivo”.

Iluska acrescenta que os principais desafios no novo cargo estão relacionados ao reconhecimento das pesquisas feitas no Brasil no cenário internacional. “O Intercom já é uma entidade internacional. O grande desafio é mostrar para outros países que desenvolvemos pesquisas de alta qualidade, compatível com aquelas desenvolvidas em grandes centros. Vamos aprofundar esse tipo de relacionamento e garantir um lugar importante para os nossos pesquisadores, estabelecendo redes de pesquisa, de fomento e de investigação”

37ª edição do Congresso Nacional do Intercom

A Faculdade de Comunicação da UFJF teve 48 trabalhos de estudantes aceitos na edição do evento este ano. Desse total, estão incluídos produções de alunos da graduação, pós-graduação e egressos. Diversos professores também apresentam seus resultados de pesquisa, além de coordenar grupos, mesas e participar de júri do Prêmio Expocom. A 37ª edição do Congresso Nacional do Intercom acontece entre os dias 2 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Sobre a pesquisadora

Iluska Coutinho é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora da Faculdade de Comunicação Social da UFJF e atua como coordenadora do Laboratório Jornalismo e Narrativas Audiovisuais. A partir de setembro estará realizando pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, com bolsa concedida pela Capes.

Outras Informações:

Intercom