O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV) – promoverá entre os próximos dias 3 e 5, a 1ª Semana da Economia. Com o tema 20 anos do Plano Real: desafios recentes da economia brasileira e mundial, o evento terá minicursos para comunidade acadêmica e momentos para a participação de todos os interessados, como as mesas-redondas. O evento será realizado em dois lugares: minicursos no Pitágoras, e abertura e mesas-redondas no auditório da Fiemg.

De acordo com o chefe Departamento de Economia (UFJF-GV), Luckas Sabioni Lopes, o evento tem como principal objetivo incentivar o debate e a aplicação do conteúdo acadêmico à realidade da economia brasileira e mundial. “Temos como um dos temas centrais uma perspectiva dos desafios passados e futuros do Plano Real, um conjunto de políticas econômicas que obteve grande impacto na estabilização da economia no Brasil, e que neste ano, no dia 1° de julho de 2014, completou 20 anos de implementação.”

Ele ressaltou, também, que a semana terá momento reservado para a apresentação de pesquisas já realizadas pelos alunos de Economia do Campus Valadares. “Os alunos do curso foram convidados a apresentar os primeiros resultados das pesquisas realizadas por eles com orientação dos professores do departamento. Os painéis estarão em exposição durante a sexta-feira à tarde, no auditório da Faculdade Pitágoras.”

O evento conta com apoio do Conselho Regional de Economia (Corecon); da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); do Grupo de Análise de Conjuntura Econômica (Gace/UFJF); e do Centro Academico de Economia (CAE/UFJF).

Confira a programação

Data

Hora

Minicurso/Mesa-redonda

Dia 3

8h às 12h

Técnicas de organização do estudo

14h às 16h

Introdução à redação científica

19h às 21h

Abertura – mesa-redonda:

O economista e o mercado de trabalho, com moderação da professora Maria de Fátima Previdelli, e com os participantes Hilton Manoel Dias Ribeiro (UFJF); Keyla Assis Ferreira (Mapa); Lourival Batista de Oliveira Junior (Corecon e UFJF)

21h às 22h.

Coquetel de confraternização

Dia 4

9h às 12h

Pensar com modelos – parte I

13h às 17h

Base de dados e indicadores econômicos

19h às 21h

Mesa-redonda – Os 20 anos do Plano Real: desafios e perspectivas, com moderação do professor Luckas Sabioni Lopes, e com os participantes Daniel Arruda Coronel (UFSM); Edemir de Carvalho (UNESP); Luiz Eduardo Simões de Souza (UFJF)

21h às 22h.

Coquetel de confraternização

Dia 5

9h às 12h

Pensar com modelos – parte II

13h às 17h

Apresentação da pesquisa dos alunos em painéis

19h às 21h

Mesa-redonda – A atual crise em uma perspectiva da história econômica, com moderação do professor Luiz Eduardo Simões de Souza, e com os participantes Maria de Fátima Previdelli (UFJF); Claudionor Gomes Barbosa (UFPE); Glinzer Santa Cruz da Silva Costa (Ufal)

21h às 22h

Coquetel de confraternização

A Faculdade Pitágoras fica localizada na avenida Doutor Raimundo Monteiro Rezende 330, no Centro da cidade.

A Fiemg fica localizada na avenida Brasil 4.000, no Centro da cidade.

Outras informações: (33) 3340-0430 ramal 6503 (Campus Avançado de Governador Valadares)