Fechar menu lateral

INICIAL

Bem vindo à página do Núcleo de Iluminação Moderna, da Faculdade de Engenharia da UFJF.

O Núcleo de Iluminação Moderna da UFJF (NIMO) foi formalizado em 2007 junto ao sistema Grupos do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3956156132385186). Sustenta atividades na graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica, Física, Construção Civil e Arquitetura e Urbanismo. É um grupo multidisciplinar que tem procurado se consolidar através de pesquisas e desenvolvimento no campo de interseção destas áreas. Do ponto de vista de recursos humanos, o NIMO conta com cinco pesquisadores doutores, três mestres, dois técnicos de ensino e cerca de quinze bolsistas de iniciação científica, de iniciação tecnológica e de apoio profissional.

A repercussão da ação do grupo tem-se verificado a partir de pesquisas e desenvolvimento tecnológico, com abrangência regional, nacional e internacional. 

O NIMO se envolve hoje, principalmente, na interface entre a Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e e Sistemas de Iluminação. Desta forma, os estudos mais relevantes compreendem a) técnicas de fotometria e radiometria; b) caracterização de fontes de luz artificiais; c) concepção e projeto de controladores de diodos emissores de luz operando em alta frequência; d) concepção e projeto de controladores de diodos emissores de luz operando na frequência da rede elétrica; e) técnicas de otimização de conversores estáticos visando eliminação de capacitores eletrolíticos; f) comunicação de dados empregando codificação por luz visível; g) avaliação e crítica de normativas nacionais e internacionais relacionadas com os sistemas de iluminação e h) monitoramento e gestão de sistemas de iluminação pública.

 

PARCEIROS:

 

 

 

 

 

 Logo EverLight Extended Black