UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Pesquisa > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Uso das técnicas de espectroscopias vibracional (infravermelho e Raman) e eletrônica no estudo de variados sistemas químicos, naturais e sintéticos, envolvendo corantes e pigmentos, produtos naturais, fármacos e materiais vítreos.

Objetiva-se neste estudo o entendimento das diferentes propriedades vibracionais e eletrônicas dos sistemas, buscando a compreensão das relações entre estruturas e propriedades espectroscópicas dos mesmos.

Oxocarbonos são conhecidos blocos construtores usados em Química Supramolecular. Busca-se neste estudo conhecer as propriedades espectroscópicas (vibracionais e eletrônicas) dos íons oxocarbonos mais comuns (esquarato e croconato), bem como de alguns de seus derivados (pseudo-oxocarbonos), em estruturas simples tais como sais de alcalinos e alcalinos terrosos. Também são investigados compostos de coordenação de tais espécies com metais di- e trivalentes, envolvendo também ligantes nitrogenados, buscando compreender as relações entre caráter dos ligantes (morfologia) e estrutura espacial dos complexos formados, visando programação em engenharia cristalográfica.

O objetivo principal desta linha de pesquisa é estudar por mapas de deformação de densidade eletrônica as formas de coordenação do metal bem como as possíveis ligações de hidrogênio intra e inter moleculares presentes nesses compostos. A descrição da distribuição de densidade eletrônica possibilita o entendimento de propriedades químicas e físicas dos compostos. Dentre elas estão as forças intermoleculares, geometria molecular, potencial eletrostático e principalmente as interações entre os átomos, ou seja, as ligações químicas. Esta distribuição pode ser obtida através de cálculos quânticos ou experimentalmente utilizando difração de raios X. Nesta técnica a radiação é espalhada preferencialmente pelos elétrons de um cristal, desta forma, em um experimento de difração de raios X, informações sobre a distribuição dos elétrons em torno dos átomos (densidade eletrônica) podem ser obtidas. Em associação com as técnicas de difração, utiliza-se também as técnicas de espectroscopia vibracional (Infravermelho e Raman) no intuito de identificar bandas vibracionais das interações inter ou intramoleculares específicas. Além desta linha, a difração de raios X de material policristalino é utilizada para determinação de fases cristalinas dos materiais.

 

Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular