UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

Você está em: Cursos > EaD NATES > Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

O processo de descentralização do Sistema Único de Saúde – SUS tem colocado como prioridade a iniciativa de qualificação e fortalecimento da Gestão do Sistema. A consolidação desse processo deflagrado a partir da Constituição de 1988, combinado aos processos de regionalização da assistência, estabelecido pela portaria Nº. 95/01 – Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS, de janeiro de 2001, têm aprofundado a complexidade das atribuições dos governos municipais na área de saúde. A função de gestão é ainda realçada na nova legislação do SUS, o Pacto pela Saúde, particularmente no que tange o Pacto pela Gestão (2006).

No ano de 2007 o Ministério da Saúde – MS iniciou um processo de adesão das Instituições de Ensino Superior a comporem a Rede de Ensino para a Gestão Estratégica do Sistema Único de Saúde – REGESUS. Tal iniciativa teve como objetivo principal a constituição de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas que demandam apoio para fortalecer os processos formativos no campo da gestão em saúde, tanto para a qualificação do Sistema, como para o fomento e disseminação do conhecimento.

Tal iniciativa avançou para a priorização da implantação de programas nacionais de formação em larga escala, de forma mais ágil e abrangente em áreas estratégicas estabelecidas nacionalmente, como é o caso do incremento da capacitação e formação de profissionais gestores das redes estadual e municipal.

Para o alcance de tal desafio a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SEGTES) do Ministério da Saúde (MS) propõe a criação da Universidade Aberta do SUS – Unasus, por meio da apropriação da metodologia de ensino à distância (EaD), a qual possibilita maior cobertura dos processos de formação e qualificação, num programa de dimensão nacional que incentive a carreira da gestão e assistência em saúde no âmbito do SUS. Desta forma, passa a integrar a Política Nacional de Educação Permanente, oferecendo aos colegiados de gestão do SUS um amplo conjunto de oportunidades de aprendizado disponíveis em todo território nacional, através de tecnologias de educação à distância.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição credenciada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB – MEC), participou por meio do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde – NATES da iniciativa emanada pelo MS de formação da REGESUS, e, diante do atual contexto, o NATES/UFJF reforça o compromisso de consolidação do SUS ao desenvolver o curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, agora, na modalidade a distância.

 

OBJETIVOS:

PÚBLICO ALVO:

 

 

VAGAS

 

INSCRIÇÕES

 

 

 

DURAÇÃO

DISCIPLINA E CORPO DOCENTE (clique na imagem para ampliar)

 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

 

 

Profª. Drª. Estela Márcia Saraiva Campos                  Profª. Ms. Ângela Maria Corrêa Gonçalves

__Coordenação Geral______________________Coordenação Pedagógica

 

 

Endereço para acessar o Curso:

http://www.ead.nates.ufjf.br/moodle

NATES – Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde