Fechar menu lateral

Novas funções e competências no jornalismo em tempos de multitarefas

O grupo estuda as transformações no campo da produção jornalística, com foco nas novas funções e competências exigidas dos profissionais no atual contexto midiático, no rádio, no impresso e na TV. 

“As mudanças na produção, distribuição e consumo de informação fazem parte de um sistema de transformações no campo da comunicação e, para o jornalismo, representam novos desafios diante da rotina intensa de produção de conteúdo que, no atual cenário, se espalha para múltiplos meios e plataformas” (THOMÉ, REIS, 2019). 

Com base em entrevistas com profissionais em emissoras e redações, a equipe de pesquisadores está analisando as mudanças nas rotinas, apontando quais funções surgiram e quais desapareceram, assim como as novas competências que são demandadas. Esse material de pesquisa pode contribuir para o ensino do jornalismo, para a história da imprensa e para uma análise das rotinas produtivas atuais e as consequências de tais mudanças.

É fato que os veículos estão valorizando jornalistas multitarefas, sobretudo com ações em mobile e integrados a redes sociais digitais. “O atual cenário midiático, marcado por profundas transformações tecnológicas, altera a atividade produtiva jornalística de forma generalizada. As mudanças no consumo dos produtos audiovisuais no modelo narrowcasting atravessam o telejornalismo, impactando produtos em rede e regionais, e forçando a implantação de novas funções e competências na atividade profissional” (THOMÉ, REIS, 2019).

 

Artigos produzidos na pesquisa:

REIS, Marco Aurelio; THOMÉ, Cláudia de Albuquerque. Novas funções e competências em emissoras de rádio ante o avanço das redes sociais digitais. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, Anais eletrônicos, 2017b. Disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2094-1.pdf, acesso em 06/07/2018.

____________. Novas funções e competências em jornais do Rio ante o avanço das redes sociais digitais. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville (SC), Anais eletrônicos, 2018. Disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0737-1.pdf, acesso em 06/02/2019.

REIS, Marco Aurelio; THOMÉ, Cláudia de Albuquerque; MIRANDA, Pedro. Novas funções e competências do Telejornalismo brasileiro. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville (SC), Anais eletrônicos, 2018. Disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0728-1.pdf, acesso em 06/02/2019.

THOMÉ, Cláudia; REIS, Marco Aurelio. Novas funções e competências no telejornalismo regional. In: COUTINHO Iluska e EMERIM, Cárlida (org). Telejornalismo local: teorias, conceitos e reflexões. Florianópolis: Editora Insular, 2019.