UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

 

O Departamento de Música da UFJF conta com 9 professores efetivos, sendo 5 de instrumento, 3 de composição e 1 de história da música.

 

Informações Gerais sobre o Bacharelado em Música da UFJF

O curso de Bacharelado em Música, iniciado em 2009, tem duração de quatro anos (oito períodos) e é ministrado em horário diurno. São oferecidas 30 vagas por ano, distribuídas entre as modalidades de Canto, Flauta, Piano, Violão, Violino, Violoncelo e Composição Musical. Os candidatos são selecionados anualmente através de prova de habilidade específica em seus respectivos instrumentos, tocando para uma banca composta por seus futuros professores de instrumento/Composição.

A grade curricular do Bacharelado em Música da UFJF se caracteriza pela não fragmentação do curso superior em música, evitando, por exemplo, separar os gêneros ‘música erudita’ e ‘música popular’.

 

Perfil do Profissional Formado pela UFJF

O Bacharel em Canto, Flauta, Piano, Violão, Violino, Violoncelo ou Composição Musical, graduado pela UFJF, terá recebido uma formação plural que lhe permitirá atuar seja como intérprete em seu instrumento, seja como compositor, arranjador vocal e/ou instrumental, pesquisador/prof. universitário, criador de trilhas sonoras para espetáculos de cinema, teatro ou vídeo, editor de partituras musicais, consultor para conteúdos educacionais em música, autor de críticas musicais, programas de concerto e artigos para publicação; diretor musical, na seleção de repertórios; e como agente catalisador e empreendedor independente da atividade musical em seu âmbito de ação.

 

 

 

Telefone:
(32) 2102-3350

 



Bacharelado em Música – UFJF