Workshop aborda relação entre moda e sustentabilidade

O bacharelado em Moda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta quinta-feira, 24, o workshop “Moda e Sustentabilidade”. A atividade gratuita aborda temas como novas posturas e hábitos na moda, moda com foco na sustentabilidade, consumo consciente, materiais têxteis vilões e amigos do ambiente. O evento ocorre em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a partir das 18h30, no auditório do Instituto de Artes de Design (IAD). Os interessados devem se inscrever presencialmente no evento.

O workshop será ministrado pelo analista em meio ambiente e designer de moda, Ricardo Cottini. “Pretendo conduzir o workshop de forma bastante interativa, dando espaço para o público se manifestar e tirar suas dúvidas. Será uma abordagem do ponto de vista da moda, da questão técnica e da relação da roupa com o meio ambiente. O novo profissional da moda, além de se preocupar com o design e com a estética, deve se atentar em como as roupas afetam o meio ambiente,” afirma.

Para o coordenador do bacharelado em Moda, Javer Volpini, o workshop é uma oportunidade para os alunos expandirem seus conhecimentos relacionados à sustentabilidade. “Em nosso curso, temos uma linha de pesquisa de sustentabilidade na moda e um grupo de alunos que trabalham com a slow fashion, um dos movimentos da moda que tem a sustentabilidade como uma de suas vertentes. A parceria com IEF, um órgão do governo que trabalha com sustentabilidade é uma oportunidade de expandir o diálogo, de refletir e de propor ações para mudar nossa relação com o meio ambiente a partir da moda.”

O workshop é aberto e voltado para estudantes de moda de qualquer instituição e pessoas que se interessam pelo assunto. A participação confere certificado.

Outras Informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design

Fonte: Texto reproduzido integralmente de: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/10/22/workshop-aborda-relacao-entre-moda-e-sustentabilidade/