Fechar menu lateral

Evento do LMD debate impacto das tecnologias digitais no mercado de quadrinhos

 

INSCREVA-SE!

Por Helena Amaral

 

Entre os dias 25 e 29 de maio, o Laboratório de Mídia Digital (LMD), em parceria com o Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação (LApIC- UFJF), realiza a HQweek!, evento online e gratuito voltado ao debate de como as tecnologias digitais podem proporcionar novas experiências narrativas e revolucionar o mercado brasileiro de histórias em quadrinhos (HQs).

 

Por meio de um seminário online, transmitido pelas redes sociais do LMD e da HQweek! (links abaixo), acadêmicos e profissionais do setor vão discutir questões como o uso de tecnologias digitais no impulsionamento do mercado brasileiro de quadrinhos, as experiências com “Internet das Coisas” (IoT) na criação de narrativas transmídia em HQs e como a tecnologia pode ampliar o espaço que a nona arte vem conquistando na área acadêmica.

 

O evento foi idealizado a partir de discussões travadas no âmbito do Laboratório de Mídia Digital. Integrado por estudantes, acadêmicos e profissionais de diversas áreas – tais como Comunicação, Ciência da Computação, Artes e Design e Cinema -, o LMD tem como uma de suas características a transdisciplinaridade de suas pesquisas, com destaque aos estudos e debates acerca das interfaces entre as tecnologias digitais e a Comunicação.

 

Nesse contexto, uma das frentes de pesquisa se volta às possibilidades narrativas oferecidas pelas novas tecnologias. E foi em meio a debates sobre os potenciais usos de ferramentas digitais para se contar histórias que os pesquisadores do laboratório voltaram seus olhares aos quadrinhos.

 

A HQweek! surge, então, como uma oportunidade de se conhecer melhor os desafios do setor, as demandas de seus profissionais e as possibilidades de aplicação de recursos imersivos nas HQs, enriquecendo e ampliando os debates iniciados internamente no LMD.

 

Durante o evento, acadêmicos e pesquisadores da área se juntarão a profissionais brasileiros consagrados no mercado de HQs para promover debates sobre aspectos diversos que permeiam o universo das histórias em quadrinhos, tais como as relações das HQs com o jornalismo, a memória e a narrativa transmídia.

 

A HQweek! também abre espaço para que estudantes, professores e amantes dos quadrinhos apresentem seus artigos, painéis ou pocket palestras. As apresentações serão realizadas via webcam, na plataforma FreeConferenceCall.

 

            Os interessados em participar do evento podem ser inscrever via Sympla.
Confira a programação do debate entre os convidados, palestras e apresentações de artigo:

Programação

Programação

 

Mesa Redonda

Mesa Redonda

 

Acompanhe o evento por nossas redes sociais:

Instagram HQweek!: https://www.instagram.com/hqweek/

Facebook HQweek!: https://www.facebook.com/hqweek/

Site HQweek!: https://www.hqweek.com.br/

 

Instagram LMD: https://www.instagram.com/lab.midiadigital/