UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

2019

Você está em: Eventos > Seminários > 2019

Data: 04 de abril de 2019

Título: Imagens de polinômios para a álgebra de matrizes triangulares superiores com involução

Prof. Dr. Ronald Ismael Quispe Urure (Pós-doc UFJF)

Resumo: Nessa apresentação, inicialmente pretende-se apresentar alguns aspectos básicos relativos a uma involução sobre a álgebra das matrizes triangulares superiores. Logo depois enunciaremos a conjectura de Lvov-Kaplansky sobre imagens de polinômios, discutimos algumas ideias para a resolução e apresentamos alguns resultados interessantes sobre o assunto.

 

Data: 11 de abril de 2019

Título: Quasilinear elliptic equations with exponential nonlinearity combined with convection term

Prof. Dr. Luiz Fernando de Oliveira Faria (UFJF)

Resumo: Nesta palestra, trataremos de uma classe de problema de Dirichlet para o N-Laplaciano em um domínio de dimensão N> 1. As não-linearidades consideradas podem envolver crescimento exponencial crítico combinado com o gradiente da função desconhecida. Nesse caso, métodos variacionais não podem ser aplicados. Para provar a existência de soluções, precisamos considerar um problema auxiliar no qual aproximamos a não-linearidade por funções Lipschitz contínuas. Nós também usamos o método de Galerkin nos espaços de Sobolev, onde foi necessário considerar uma nova classe de espaços normados.

 

Data: 25 de abril de 2019

Título: Matemática aplicada à indústria do petróleo: combustão

Prof. Dr. Grigori Chapiro (UFJF)

Resumo: Nesta palestra será apresentada uma breve introdução à engenharia do petróleo. Vamos ver o que são métodos de recuperação primária, secundária e avançada e ter uma ideia do estudo de escoamento de fluidos em meios porosos. Dentro das técnicas de recuperação, vamos ver com um pouco mais de atenção os chamadas métodos térmicos que consistem em aumentar a temperatura do óleo, diminuindo sua viscosidade, aumentando o fluxo e, consequentemente, a recuperação. Serão apresentados alguns estudos analíticos sobre a recuperação de óleo utilizando combustão in-situ. Consideraremos modelos matemáticos descrevendo o fenômeno em diferentes configurações físicas. Por exemplo a existência e unicidade de soluções foi considerado para combustão em espumas [1] e em reservatórios [3], levando em conta as perdas térmicas [4], combustão no conta-fluxo de gás [5, 6]. Estabilidade das soluções foi tratada em [2, 3]. Todos estes modelos são compostos por Equações Diferenciais Parciais (Leis de Balananço). O Problema de Riemann correspondente será resolvido na forma de sequencias de ondas de contato e ondas viajantes. Estes problemas, tipicamente, envolvem Equações Diferenciais Parciais Aplicadas, Modelagem Matemática e Sistemas Dinâmicos Aplicados. A palestra será acessível aos alunos de final de graduação e mestrado.

 

Data: 09 de maio de 2019

Título: Introdução à Relatividade Geral

Prof. Dr. Luis Alberto D’Afonseca (CEFET-MG)

Resumo: Apresentar, de forma introdutória, as principais ideias e a matemática da Teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein em 1915. Essa teoria tem recebido um renovado interesse devido a recentes resultados empíricos como a primeira medição direta das ondas gravitacionais e a primeira foto de um Buraco Negro.

 

Data: 16 de maio de 2019

Título: Switched linear systems applied to Power Electronics Converters

Prof. Dr. Daniel Gutierrez Pachas (UFJF)

Abstract: A switched linear system (SLS) is a hybrid system which consists of several linear subsystems and a rule that orchestrates the switching among them. SLS is appropriate model for many physical systems encountered in practice which exhibit a switching behavior depending on various environmental factors.This is a work in progress between professors at the departments of mathematics and electrical engineering of the UFJF. We combine SLS and complementarity problem to describe the dynamic of one power converter in all possible operating conditions. Also, ilustrative examples are presented.

 

Data: 24 de maio de 2019

Título: Topologia de Variedades: Flags Reais

Prof. Dr. Lonardo Rabelo

Resumo: Nesta palestra, será feita uma introdução à decomposição celular das variedades Flag Reais, conhecida como a decomposição de Bruhat, explorando alguns exemplos em grupos de Lie clássicos. Uma de suas principais características é o fato de ser parametrizada pelo grupo de Weyl (ou um quociente dele) da respectiva álgebra de Lie. Desde modo, vamos mostrar como esta decomposição tem sido útil para se obter resultados topológicos através de uma abordagem combinatória dos grupos de Weyl.

 

Data: 31 de maio de 2019

Título: Uma introdução às Curvas, derivadas e simetrias na Teoria da Relatividade Geral.

Prof. Dr. Walberto Guzman Ramirez (Professor Visitante UFJF)

Resumo: A Teoria da Relatividade Geral, formulada por Einstein no começo do século passado, é uma das teorias de maior sucesso da história. Nos últimos anos, nós fomos testemunhas de avanços importantes na corroboração experimental da teoria, dentre os quais destacamos: a detecção de Ondas Gravitacionais e a primeira fotografia de um Buraco Negro. O cenário matemático natural da Teoria da Relatividade Geral é a Geometria Diferencial e, neste seminário, apresentaremos alguns conceitos geométricos fundamentais, tais como: a derivada covariante, a derivada de Lie e geodésicas, assim como algumas das suas aplicações na análise das trajetórias de partículas.

 

Data: 07 de junho de 2019

Título: X-polinômios de Hermite

Prof. Dr. Andrey Pupasov (UFJF)

Resumo: Eu vou apresentar uma família de polinômios ortogonais introduzida recentemente nos trabalhos de DAVID GOMEZ-ULLATE, YVES GRANDATI AND ROBERT MILSON. No caso dos polinômios ortogonais clássicos, polinômios de qualquer grau são presentes. X- polinômios de Hermite têm numero finito de graus ausentes. Depois de uma breve introdução construtiva eu vou explicar como X- polinômios de Hermite podem ser usados na mecânica quântica para estudos de evolução de pacotes de ondas. Finalmente eu vou apresentar alguns problemas e questões abertas sobre X-polinômios.

 

Data: 11 de junho de 2019

Título: Superálgebras de crescimento polinomial 

Profª. Drª. Tatiana Gouveia (UFJF)

Resumo: Nesse seminário, apresentaremos o conceito de superálgebras e importantes exemplos para a caracterização de crescimento polinomial das codimensões graduadas de uma variedade gerada por uma superálgebra. Tais conceitos e resultados são estudados na PI-teoria, a qual estuda álgebras com identidades polinomiais.

 

Data: 11 de julho de 2019

Título: Duas Questões sobre Bilhares Convexos

Profª. Drª. Sônia Pinto de Carvalho (UFMG)

Resumo: Nesta palestra, gostaria de apresentar duas questões sobre bilhares convexos. Primeiramente, observando o bilhar circular em diversas superfícies, nos perguntamos: existe uma superfície onde o bilhar no círculo geodésico não é totalmente integrável? Depois, tomando, em um bilhar convexo, a zona de instabilidade primária, isto é, a zona de instabilidade que contém as órbitas de período 2, nos perguntamos se a zona de instabilidade primária de um bilhar convexo pode ser ergódica.

 

Data: 18 de julho de 2019

Título: Lineabilidade, espaçabilidade e residualidade em espaços de funções

Profª. Drª. Daniela M. Vieira (IME-USP)

Resumo: O conceito de lineabilidade foi idealizado por Guraryi em 1966, ano em que ele mostra que existe um espaço vetorial de dimensão infinita formado por funções conhecidas como “Monstros de Weierstrass”. Nesta palestra, inicialmente será apresentado um panorama histórico do conceito de lineabilidade, elucidando diversos casos em que este conceito foi usado para estudar “patologias matemáticas”, sobretudo no campo das funções reais ou complexas. Conceitos relacionados serão apresentados (espaçabilidade, algebrabilidade, residualidade), bem como resultados em co-autoria com M. L. Lourenço sobre este tema, em certos espaços de funções analíticas.