Programa de Verão 2017

O Programa de Verão é um evento anual, promovido nos meses de Janeiro e Fevereiro, com o objetivo principal de aproximar grupos de várias instituições mineiras e de estados vizinhos, explorando complementaridades, formando uma rede para alavancar a pesquisa e a formação de recursos humanos na região em que se insere.

O evento será realizado entre os dias 09 de janeiro a 24 de fevereiro de 2016 no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Para se inscrever, acesse o link: http://siga2.ufjf.br/index.php?module=evento&action=inscricao&idEvento=380

Cursos

• Curso 1: (Prof. Frederico – UFJF) Construções clássicas em Geometria Algébrica

O curso de verão de 30h será ministrado em: 23, 24, 25, 26 de Janeiro de 2017; 30, 31, 01, 02 de Fevereiro de 2017, no horário de 09:00 às 11:00 horas e uma avaliação em outro dia e horário. O curso será realizado na Sala M2 do Departamento de Matemática.

Ementa: A equivalência de álgebra e geometria; O espectro de um anel; Variedades Quasi-projetivas; Morfismo de Veronese; Morfismo de Segre; Grasmanniana; Teorema de Bertini; Resolução de Singularidades; Fibrados vetoriais.

Bibliografia:
    – SMITH, K. E.; KAHANPÄÄ, L.; KEKÄLÄINEN, P. and TRAVES W. An Invitation to Algebraic Geometry. New York: Springer-Verlag, 2000.
    – COELHO, J. Introdução à Geometria Algébrica. Apostila. Niterói, 2009.

• Curso 2: (Prof. Kennedys – UFJF) Tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias.

Serão 14 encontros de 2 horas cada: Semana 09/01-13/01/2017 – 18:00 horas; Semana 16/01-20/01/2017 – 18:00 horas; Semana 23/01-27/01/2017 – 18:00 horas. O curso será realizado na Sala M2 do Departamento de Matemática.

Resumo: Existência e multiplicidade de soluções periódicas para certas EDO’s escalares não lineares através de alguns teoremas de ponto fixo.

Conteúdo: 1) Generalidades sobre soluções periódicas e teoremas de ponto fixo; Teorema de Banach e aplicações. 2) Funções de Green; Equações do tipo Hammerstein; Teorema de Schauder e aplicações; 3) Cones; Teorema de Krasnosel’skii; Teorema de Leggett–Williams e aplicações.

A ideia é fazer aproximadamente um tópico por semana.

• Curso 3: (Prof. Ygor Gouvêa – UFJF) Nivelamento de Álgebra Linear

Seria de 30 horas, na segunda e terceira semana de fevereiro (06-02 à 17-02), de segunda à quinta-feira no horário de 15:00 horas e na sexta-feira no horário de 09:00 horas, 3h por dia. O curso será realizado na Sala M2 do Departamento de Matemática.

1.Espaços vetoriais: Espaços vetoriais. Dualidade de espaços vetoriais.
    2.Transformações lineares: Transformações lineares, Determinantes.

Material
    V. COELHO e M.L.LOURENÇO, Um curso de Álgebra Linear, EDUSP, São Paulo, 2a. Edição, 2005.
    HOFFMAN and R. KUNZE, Álgebra Linear, Livros Técnicos e Científicos, São Paulo, 1979.

• Curso 4: (Prof. Rodrigo Leppaus de Araujo – UFJF) Nivelamento em LaTeX

Datas: 06/02/2016 à 10/02/2016, no horário de 14:00 à 17:00 horas. O curso será realizado no Laboratório L 107.

A proposta de minicurso, é apresentar o LaTeX, programa de computador que compila textos matemáticos com qualidade tipográfica superior à dos textos feitos em programas tipo WYSIWIG, a exemplo do Microsoft Office Word e outros. Os textos científicos possuem padrões estéticos que nem todos os programas de edição de textos conseguem produzir, principalmente os textos matemáticos que possuem uma simbologia própria. Será apresentado um pouco da história do programa e ensinado alguns conceitos básico sobre a utilização deste. O minicurso terá carga horária de 15 horas e será ministrado na forma de aula expositiva e utilização do programa, com exemplificação do modelo de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

• Curso 5: (Prof. Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos – UFJF) Criptografia com Curvas Elípticas (Nível Iniciação Científica)

• ( Observação: por motivo de força maior o professor Sérgio não poderá ministrar o curso de verão.

• Ementa: Congruência; O problema do Logarítmo Discreto; Curvas Elípticas sobre Z_p;

Curvas Elípticas; Criptografia via Curvas Elípticas.

Data: dias 10,11, 13, 17, 18 e 20 de janeiro de2017.

Horário: de 9h às 12h.

Workshop

Para o workshop está programada uma série de palestras que acontecerão entre os dias 19 e 20 de janeiro de 2017.

– Programação do workshop

O público alvo do programa é formado por:

• alunos de final de graduação
  • alunos de pós graduação em matemática e áreas afins

COMISSÃO  ORGANIZADORA

Prof. Dr. Andrey Pupasov Maksimov – UFJF

Prof. Dr. Eduard Toon – UFJF

Profa. Dra. Joana Darc A. S. da Cruz – UFJF

Prof. Dr. Grigori Chapiro – UFJF

Prof. Dr. Olimpio Hiroshi Miyagaki – UFJF

CONTATO:

Telefone: (32) 2102-3328 (Secretaria do Mestrado Acadêmico em Matemática)