UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Procedimentos para a defesa do Mestrado

Você está em: Curso > Procedimentos para a defesa do Mestrado

O aluno considerado apto a defender sua dissertação é aquele que:

1) Tiver completado os 24 créditos do curso, incluindo as disciplinas obrigatórias;

2) Estiver matriculado na disciplina Dissertação de Mestrado;

3) Completar, no mínimo, 12 meses de curso no mês de sua defesa de dissertação;

 

É importante lembrar que o prazo mínimo para que ocorra a defesa do mestrado é de 12 meses e o máximo é de 24 meses. Assim, é imprescindível que as informações a seguir sejam lidas pelo aluno e orientador tão logo comece a escrita do trabalho de conclusão.

O arquivo kit-defesa (anexo abaixo) contém os formulários necessários para a solicitação da defesa, incluindo a indicação da banca, local, data e horário. Esta indicação é feita pelo orientador. Estes documentos são OBRIGATÓRIOS e solicitados pela Pró-Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Inovação da UFJF (PROPGPI).

 

IMPORTANTE: A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) solicita que o formulário “Proposta de Banca” seja entregue com antecedência mínima de 30 dias para a realização da banca. Portanto, os documentos deverão ser entregues na secretaria do Mestrado com um prazo maior que 30 dias da realização da defesa, pois a “Proposta de Banca” deverá passar pela aprovação do Colegiado do Curso antes do envio à PROPGPI.

 

Kit Defesa documentos/procedimentos necessários para a realização da defesa do mestrado, solicitados pela Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da UFJF.

IBICT Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – UFJF.

Sistema de Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações

Normas para a confecção do trabalho de conclusão do mestrado: Este arquivo fornece todas as normas necessárias para a confecção da versão final do trabalho de mestrado, para fins de homologação do título de mestrado.

 

Diploma:

Após a entrega da versão final da dissertação por parte do aluno, juntamente com os documentos solicitados no kit-defesa, será aberto um processo interno para solicitar a homologação do título. Esta homologação é feita em reuniões do Conselho de Pesquisa e Pós Graduação da UFJF. É importante observar que a falta de qualquer documento solicitado no kit-defesa implica na devolução do processo interno para a secretaria do curso. Consequentemente, isso poderá gerar atrasos na homologação do título de mestrado. Após a homologação, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos da UFJF (CDARA) emitirá o diploma.

Mestrado Prof. em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados