Procedimentos para a Defesa

O aluno considerado apto a defender sua dissertação é aquele que:

1) Tiver completado os 24 créditos do curso, incluindo as disciplinas obrigatórias;

2) Estiver matriculado na disciplina Dissertação de Mestrado;

3) Completar, no mínimo, 12 meses de curso no mês de sua defesa de dissertação;

É importante lembrar que o prazo mínimo para que ocorra a defesa do mestrado é de 12 meses e o máximo é de 24 meses. Assim, é imprescindível que as informações a seguir sejam lidas pelo aluno e orientador tão logo comece a escrita do trabalho de conclusão.

O arquivo kit-defesa (anexos abaixo) contém os formulários necessários para a solicitação da defesa, incluindo a indicação da banca, local, data e horário. Esta indicação é feita pelo orientador. Estes documentos são OBRIGATÓRIOS e solicitados pela Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UFJF (PROPP).

IMPORTANTE: A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) solicita que o formulário “Proposta de Banca” seja entregue com antecedência mínima de 30 dias para a realização da banca. Portanto, os documentos deverão ser entregues na secretaria do Mestrado com um prazo maior que 30 dias da realização da defesa, pois a “Proposta de Banca” deverá passar pela aprovação do Colegiado do Curso antes do envio à PROPP.

Procedimentos para a Defesa

Proposta de Banca

Dados Membro Externo

Carta Convite

Folha de Aprovação – 2019

Atestado de Capacidade Técnica

Termo de Autorização para publicação de trabalhos acadêmicos: Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – Repositório Institucional da UFJF.

Sistema de Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos 2019: Este arquivo fornece todas as normas necessárias para a confecção da versão final do trabalho de mestrado, para fins de homologação do título de mestrado.

Diploma:

Após a entrega da versão final da dissertação por parte do aluno, juntamente com os documentos solicitados no kit-defesa, será aberto um processo interno para solicitar a homologação do título. Esta homologação é feita em reuniões do Conselho de Pesquisa e Pós Graduação da UFJF. É importante observar que a falta de qualquer documento solicitado no kit-defesa implica na devolução do processo interno para a secretaria do curso. Consequentemente, isso poderá gerar atrasos na homologação do título de mestrado. Após a homologação, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos da UFJF (CDARA) emitirá o diploma.