UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Área do Aluno > Linhas de Pesquisa

As 3 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados descritas abaixo estão associadas a uma única área de concentração: Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados

 

– GESTÃO DO AGRONEGÓCIO DO LEITE E DERIVADOS: A linha de pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento do agronegócio do leite e derivados visando os seguintes aspectos: economia para os negócios, desenvolvimento local, métodos quantitativos aplicados ao agronegócio do leite e derivados, gestão de pessoas, direito ambiental e políticas de gestão do meio-ambiente, globalização e comercio exterior, pesquisa de mercado e marketing rural, mercado financeiro de commodities agrícolas, contabilidade e análise do desempenho da empresa agrícola, pesquisa operacional aplicada ao agronegócio, elaboração e análise de projetos agroindustriais, comercialização de produtos.

 

– NOVOS PRODUTOS E PROCESSOS: A linha de pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico e tecnológico associado ao desenvolvimento de produtos e processos, capacitando o profissional a aplicar este conhecimento na busca de soluções inovadoras em suas atividades profissionais. Também será enfatizado o desenvolvimento de novos métodos físico e químicos de análise de leite e derivados. Dessa forma, será fortalecido o desenvolvimento independente das empresas brasileiras em aspectos como produtividade e qualidade. O mesmo estará apto a atuar nas diversas modalidades das indústrias de laticínios e como consultores de órgãos públicos e privados vinculados à área de leite e derivados. 

 

– QUALIDADE DO LEITE E DERIVADOS: A linha de pesquisa tem como objetivo atender as especificidades da área de segurança alimentar, que garantam a qualidade do leite e derivados, contemplando o estudo de novas tecnologias e tendências que assegurem a produção do leite com padrões de qualidade comprovados. Propõe-se o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológico, que incluem microrganismos patogênicos e metabólitos tóxicos, controle preventivo e operacional de higiene de processos industriais, ferramentas de qualidade, como a análise sensorial e segurança alimentar. Espera-se que o futuro mestre aprimore suas competências para solucionar problemas relativos à cadeia produtiva, à comercialização e ao consumo de leites e derivados. Essa formação ampla o qualifica para atuar em órgão públicos e privados no gerenciamento de setores de qualidade de leite e derivados, vigilância sanitária e para prestar consultoria a indústrias, entre outras.

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados