UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado Profissional

Você está em: O Curso > Identificação do Programa > Mestrado Profissional

O que é Mestrado Profissional?

 

O Mestrado Profissional é uma modalidade de mestrado criada pela CAPES¹ em 16 de dezembro de 1998, pela Portaria Nº 080, com a finalidade de atender às necessidades de profissionais que, estando atuando no mercado de trabalho, necessitam de qualificação profissional, mas não planejam dedicar-se à carreira acadêmica de ensino e pesquisa.

As principais características do Mestrado Profissional são:

a) A formação do mestrando é feita em serviço, pois espera-se que o profissional não se afaste de seu ambiente de trabalho durante o curso.

b) O perfil do aluno de cursos de Mestrado Profissional é bastante diverso daqueles dos Acadêmicos. Enquanto nestes a presença de professores recém formados nas Licenciaturas é tendência natural, no Mestrado Profissional a clientela é majoritariamente formada por profissionais já experientes.

c) O Mestrado Profissional possui um caráter terminal, no seguinte sentido: enquanto o Mestrado Acadêmico prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, no Mestrado Profissional o que se pretende é inserir o professor na pesquisa para que ele retorne ao mercado de trabalho mais qualificado. O que realmente importa é que ele (i) conheça por experiência própria o que é pesquisar; (ii) seja preparado para saber onde encontrar, no futuro, a pesquisa que interessa à sua profissão; (iii) aprenda como incluir a pesquisa existente e aquela que está sendo produzida no seu trabalho profissional. Porém, isso não significa que o mestre profissional não possa candidatar-se a programas de doutorado.

d) O caráter do trabalho de final de curso no Mestrado Acadêmico é o de um relatório de pesquisa, enquanto o Mestrado Profissional requer que se encontre naquele trabalho uma proposta de ação profissional que possa ter, de modo mais ou menos imediato, impacto no sistema em que o mestrando atua.

Esta modalidade de mestrado atende as mais variadas áreas de conhecimento, porém este programa tem como foco a formação continuada de professores de Matemática.

1 CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – órgão responsável pelo reconhecimento e avaliação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu.