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Curso: 2028 – Mestrado Profissional em Educação Matemática

 

Estrutura Curricular

 

O currículo do Mestrado Profissional em Educação Matemática é constituído por disciplinas obrigatórias e eletivas. O mestrando deverá concluir um total de 28 créditos em disciplinas ao longo do Curso.

 O grupo das disciplinas obrigatórias é constituído pela seguintes disciplinas totalizando 18 créditos:

 

Código

Denominação

Créditos

2028030

 Concepções e Tendências em Educação Matemática                                                                   

4 cr

2028037

   Prática Científica para Docentes Pesquisadores                                                                       

4 cr

Vide Grupo D

     Atividade de Docência Supervisionada                                                              

2 cr

2028023

      Dissertação de Mestrado                                                  

8 cr

 

 As disciplinas eletivas estão distribuídas em quatro grupos nos quais o mestrando deverá cumprir 10 (dez) créditos de livre escolha em comum acordo com orientador:

 

Grupo A [Saberes Docentes]

 

O grupo A, denominado Saberes Docentes, reúne um conjunto de disciplinas que discutem questões ligadas à prática docente e tem como objetivo ampliar a visão do professor sobre temas relevantes das duas linhas de pesquisa. As disciplinas são:

 

Código

Denominação

Créditos

2028036

Perspectivas Atuais em Avaliação                                                     

4 cr

2028033

Metodologias alternativas de Ensino da Matemática                                                 

4 cr

2028047

Informática na Educação                                                                   

4 cr

2028050

Ambientes Virtuais de Aprendizagem     

4 cr

2028048

Gestão das TICs na Escola

4 cr

2028049

  Formação de Professores em EaD on-line                                        

4 cr

 

Grupo B [Conteúdos Específicos]

 

O grupo B, denominado Conteúdos Específicos, apresenta um rol de disciplinas de conteúdo matemático, muitas vezes com o mesmo nome das disciplinas da graduação, porém com um enfoque diferente e metodologias de ensino diferenciadas. O objetivo dessas disciplinas são o de suprimir possíveis deficiências matemáticas dos professores e, principalmente, o de permitir que eles vivenciem o ensino de matemática de uma maneira diferente da tradicional. Várias metodologias e estratégias de ensino são apresentadas aos estudantes na prática. São elas:

 

Código

Denominação

Créditos

2028029

Álgebra Linear                                                            

4 cr

2028035

Pensamento Comparativo em Matemática

4 cr

2028034

Modelagem Matemática        

4 cr

2028039

Resolução de Problemas em Geometria                                                                                            

4 cr

2028038

 Representação Gráfica                                                                  

4 cr

2028042

Tópicos de Análise Matemática I       

4 cr

2028043

 Tópicos de Análise Matemática II                                                                                                                                        

4 cr

2028040

Tópicos de Álgebra I       

4 cr

2028041

Tópicos de Álgebra II        

4 cr

2028044

Tópicos Especiais em Matemática                                                     

4 cr

 

Grupo C: [Formação Científica]

 

No grupo C, denominado Formação Científica, estão às disciplinas com enfoque científico relacionado à pesquisa. O objetivo dessas disciplinas é o de preparar o professor para a atividade de pesquisa. As disciplinas desse grupo são:

 

Código

Denominação

Créditos

2028037

Prática Científica para Docentes Pesquisadores                        

4 cr

2028032

Filosofia da Ciência                                                                  

4 cr

2028045

Software Educacional e Objetos de Aprendizagem

4 cr

2028046

Projetos de Educação à Distância                                                             

4 cr

2028031

Estudos Orientados

        4 cr

 

Em Estudos Orientados, em geral, os estudantes tem a oportunidade de estudar o referencial teórico que será utilizado em sua dissertação.

 

Grupo D: [Atividades Complementares]

 

As disciplinas denominadas atividades complementares visam atender a demandas de pesquisa dos pós-graduandos que não são satisfeitas nas disciplinas anteriores. Elas pretendem propiciar discussões, debates, aprofundamentos teóricos que trazem, eventualmente, novos pontos de vista ou perspectivas mais abrangentes aos temas em estudo e por este motivo possuem ementa livre. São elas:

 

Código

Denominação

Créditos

2028026

Seminário de Educação Matemática                                                

2 cr

2028051

Atividade de Docência Supervisionada I                             

2 cr

2028052

Atividade de Docência Supervisionada II                                                 

2 cr

2028027

Grupo de Estudo                                                                  

2 cr

2028024

 Grupo de Pesquisa

2 cr

 

2028053

 Tópicos em Educação Matemática I

2 cr

2028054

 Tópicos em Educação Matemática II

2 cr

Assim, são consideradas atividades complementares as seguintes atividades:

 

Seminário

Esta atividade deve ser entendida como reunião semanal para debate de temas atuais ligados à Educação Matemática. Durante o primeiro semestre letivo, é sugerido que os mestrandos matriculem na disciplina para ampliar seu conhecimento sobre a área.  

Os seminários se constituem num importante espaço de debate coletivo, no qual os orientadores e seus respectivos orientados terão a oportunidade de discutir amplamente diversos aspectos de suas atividades de investigação.

 

Atividade de Docência Supervisionada

A Atividade de Docência Supervisionada é uma disciplina que busca aproximar o orientador da realidade profissional do orientando levando a reflexão conjunta e fundamentada sobre temas de interesse do aluno sobre seu ambiente de trabalho.

Essa atividade é considerada de fundamental importância, uma vez que deverá ser realizada, preferencialmente, nos ambientes escolares onde os mestrandos já atuam, uma vez que deverão ser profissionais em serviço, embora seja possível planejar o seu desenvolvimento, total ou parcial, em outros espaços de atuação profissional.  Assim, os mestrandos poderão implementar ações que demonstrem a efetiva incorporação e relação entre sua prática e sua investigação.

Os estudos de temas educacionais relacionados aos processos de  ensino e aprendizagem da Matemática abordados nas disciplinas cursadas, devem permitir o processo de reflexão sobre sua própria atividade docente, acarretando um desenvolvimento profissional, caracterizado pela reelaboração dos saberes adquiridos em sua práxis, possibilitando o entrelaçamento da fundamentação teórica adquirida com tal prática profissional desenvolvida em sala de aula.

 

Grupos de estudo

O Grupo de Estudo é uma atividade exercida entre mestrandos caracterizada pelo desenvolvimento de um estudo colaborativo com temática de interesse comum. A atividade deve ser orientada por um professor do programa cuja principal função deverá ser a de organizar e orientar as ações do grupo no sentido de debater os principais aspectos do tema e da ementa proposta.

 

 Grupo de pesquisa

O objetivo dessa disciplina é introduzir os mestrandos em atividades de pesquisa ao aproximá-los dos projetos, da produção de artigos e da produção técnica que estão sendo desenvolvidas por seus orientadores e incitá-los ao desenvolvimento de sua investigação. 

 

Tópicos em Educação Matemática I e II

            São disciplinas de ementa livre que tem como objetivo discutir temas atuais em Educação Matemática que não são contempladas nas disciplinas do Curso. Geralmente, essas disciplinas são destinadas a professores visitantes do Programa, que apresentam e discutem suas pesquisas.

 

As disciplinas, acima mencionadas, são oferecidas em cursos regulares ao longo do período letivo (semestral) ou em cursos de verão e inverno.

 

Observação:

No período de 2009 a 2013 o Regulamento do Curso determinava que os discentes deveriam escolher, no mínimo, duas disciplinas de cada um dos grupos A, B e C e escolher ainda seis créditos em disciplinas do grupo D  em comum acordo com o seu orientador. Ao concluir este conjunto de disciplinas, eles deveriam matricular-se, na disciplina Dissertação de Mestrado. Desse modo, o discente cursava, um total de 38 créditos em disciplinas. O resumo das disciplinas, por grupo, e seus respectivos créditos era:

                       Quadro Antigo

 Disciplinas

Créditos

Grupos A, B e C

24 cr

Grupo D

06 cr

Dissertação de Mestrado

08 cr

 Total

38 cr

 

 

A partir de 2014, uma grade curricular sugerida pela coordenação de Curso, incluindo o Exame de Qualificação e Defesa da Dissertação e do Produto Educacional é apresentada na seguinte tabela:

 

Semestre

Disciplina

Tipo

Créditos

Concepções e Tendências em Educação Matemática

Obrigatória

4

Eletiva (Grupo B)

Eletiva

4

Eletiva: Seminário de Educação Matemática

Eletiva

2

Prática Científica para Docentes Pesquisadores

Obrigatória

4

Eletiva (*)

Eletiva

4

Atividade de Docência Supervisionada I ou II

Obrigatória

2

[Exame de Qualificação]

 

 

Dissertação de Mestrado

Obrigatória

8

[Defesa da Dissertação]

 

 

Total

28

 

(*) Uma disciplina de quatro créditos ou duas de dois créditos

 

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