UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Matrícula em Disciplina Isolada

Você está em: Discentes > Matrículas > Matrícula em Disciplina Isolada

 O Programa de Mestrado em Educação Matemática admite o ingresso de professores de Matemática, que não sejam alunos regulares, em disciplinas da grade curricular do curso, sem que esta admissão constitua vínculo com o Programa.  Esta possibilidade é prevista  no Regulamento da Pós-graduação – Stricto Sensu:

 Art. 15 – Graduados não inscritos em cursos regulares da UFJF poderão matricular-se em disciplina de Pós-Graduação, então considerada isolada, desde que haja vaga e a juízo do Colegiado ou Comissão Coordenadora do Curso.

 

Algumas considerações

 

i) Os alunos de disciplinas isoladas recebem a denominação de alunos especiais.

ii) O total de créditos que será permitido aos alunos especiais é expresso pelo artigo 21 do regimento geral:

Art. 21 – Ao aluno especial de disciplinas isoladas a que se refere o artigo 15 será permitido cursar até 25% do total de créditos exigidos para o Programa de Pós-Graduação.

iii) Caso o número de interessados exceda o número de vagas, caberá ao professor da disciplina a seleção dos alunos especiais. A ele caberá, ainda, caso ache conveniente, a decisão de não preencher o número total de vagas ociosas disponíveis na disciplina.

 iv) As disciplinas obrigatórias não poderão ser utilizadas no aproveitamento de créditos.

v) Os interessados que já tenham cursado alguma disciplina isolada no PPGEM não necessitam enviar a documentação, apenas o Formulário.

vi) Solicitamos que enviem 1 (um) formulário para cada disciplina requerida.

 

Vagas

As vagas, se existentes, serão disponibilizadas após a matrícula dos alunos regulares  e ficarão condicionadas ao aceite do professor respectivo, o qual será, também, responsável pela  seleção dos candidatos. O número específico de vagas em cada disciplina será divulgado em tempo hábil.

 

Procedimento

Os interessados em requerer matrícula em disciplina isolada deverão proceder da seguinte forma:

  1. Preencher o  Formulário de Requerimento de Inscrição em Disciplina Isolada e entregá-lo na secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, localizada no Departamento de Matemática – Instituto de Ciências Exatas (ICE) no Campus da UFJF, até a data fixada pela coordenação.

  2. Comparecer no primeiro dia de aula da disciplina requerida. E, no caso de aceite do professor da disciplina, providenciar os seguintes documentos para a efetivação da matrícula:

a)      01 cópia do diploma de Graduação em Matemática;

b)      01 cópia simples do histórico escolar;

c)      01 cópia simples do CPF e RG;