UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Anais do III Encontro de Mestrados e Doutorados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais

Data: 7 de janeiro de 2020

A terceira edição do Encontro de Mestrados e Doutorados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais ocorreu na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) entre os dias 17 e 19 de outubro de 2019.

 

O Encontro foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFJF, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação (Caed – UFJF), do Centro de Ciências UFJF e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

O evento reuniu coordenadores e representantes de diversos Programas Profissionais das áreas de Ensino e Educação do estado de Minas Gerais – UFJF, UFMG, UFOP, UFLA, PUC-MG; e contou também com a participação da coordenadora adjunta dos cursos profissionais da área de Ensino da Capes, Ivanise Rizzatti (UERR), e os professores Cláudia Mara Tavares (UFF), João Amadeus Pereira Alves (UTFPR), Marcus Vinícius Pereira (IFRJ), de outros estados do Brasil.

 

As atividades desenvolvidas ao longo do Encontro foram de natureza diversificada: palestras, mesas redondas, fóruns e uma mostra de produtos educacionais. Os trabalhos expostos na mostra de produtos educacionais foram avaliados pelo comitê científico com base num resumo expandido de 6 a 8 páginas, que está publicado nestes Anais. Os documentos gerados a partir dos fóruns – de coordenadores, de egressos, de alunos também estão publicados nestes Anais. As palestras e mesas redondas darão origem a artigos que serão publicados em 2020 numa edição temática sobre Mestrados e Doutorados Profissionais de Ensino e Educação da Revista RIDEMA (Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática).

 

O III Encontro marcou a comemoração de 10 anos do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF, cuja a cerimônia de abertura contou com a presença da Superintendente de Ensino de Minas Gerais, Dalva Rodrigues de Amorim.

 

As discussões a partir da realização do evento destacaram a importância do trabalho realizado no âmbito dos cursos profissionais das áreas de Ensino e Educação em Minas Gerais, bem como a necessidade de financiamento de órgãos como a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a Fapemig e a Capes de modo a dar continuidade e ampliar as ações já desenvolvidas a partir dos Programas existentes. O Encontro também possibilitou o intercâmbio de informações entre os representantes dos diferentes Programas.

 

Os Anais do III Encontro de Mestrados e Doutorados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais podem ser encontrados aqui.