Fechar menu lateral

Internacionalização

O PPGA tem procurado consolidar suas parcerias internacionais e estabelecer novas parcerias. Nesse contexto, destacam-se as iniciativas seguintes:

 

Recepção aluno estrangeiro – Convênio OEA

O PPG em Administração recebeu, no primeiro trimestre de 2020 pelo convênio com a Organização dos Estados Americanos (OEA), o estudante haitiano Hermann Junior Moreau. O Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe e tem como principal objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu.

Primeira dupla diplomação pelo convênio entre a UFJF e a Universidade Autônoma de Sinaloa (México)

O PPGA recebeu, em regime de cotutela, o ingresso do estudante colombiano Guillermo David Pallacin Bossa. Mestrando na Universidade de Sinaloa (México), cursou disciplinas obrigatórias, participou de atividades acadêmicas, tendo, inclusive, um artigo publicado e apresentado, pessoalmente, no ENANPAD 2019, com apoio financeiro parcial do PPGA. Defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Sistematización del proceso para la gestión del riesgo empresarial en la pequeña empresa industrial de Brasil. Un estudio de caso”. Por parte do PPGA, a Profa. Heloísa Bernardo foi sua orientadora. Obteve, com isto, dupla titulação.

 

Professoras Colaboradoras Estrangeiras

O Programa de Pós-Graduação em Administração recebeu aprovação no Edital para Recepção de Pesquisador/Colaborador do Exterior 01/2018-Propp. O convênio formalizado pela Direção da FACC, a Coordenação do Programa e a Universidade de Buenos Aires permitiu a vinda da Professora Marina Kabat entre os dias 19 e 29/11/2018.

Em 2019,  sob coordenação do Prof. Elcemir Paço Cunha, o PPGA promoveu o curso “Transformações do processo de trabalho nos séculos XX e XXI”, nos dias 4, 5, 7 e 8 de novembro de 2019, com 12h, com as professoras Ianina Harari e Marina Kabat, da Universidad de Buenos Aires (Argentina). Foi realizada uma mesa redonda com as referidas professoras, intitulada “Dinâmica capitalista e classe trabalhadora”, no dia Dia 6 de novembro de 2019. Realização com financiamento da UFJF no âmbito do Edital para recepção de pesquisador/colaborador do exterior RPCE – n.º 01/2019, da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, em consonância com sua política de internacionalização. As professora Ianina e Marina também foram membro de uma banca de mestrado, cada, neste período.

 

Bancas com membros internacionais

– Mestrando: Guillermo David Palacin Bossa.
Convidado internacional (participação remota): Prof.ª Drª Deyanira Bernal Domínguez – Universidad Autonoma de Sinaloa / México. Em 09/10/2019.

-Mestrando: Leandro Theodoro Guedes
Convidada internacional (participação remota): Profª. Drª. Marina Kabat (UBA/AR). Em 16/12/2019.

-Mestrando: Thiago Martins Jorge
Convidada internacional (participação presencial): Profª. Drª. Ianina Reneé Harari (UBA/AR). Em 06/11/2019.

-Mestrando: Aparício Wolner Biondo
Convidado internacional (participação presencial): Prof. Dr. Alfredo Argentino César Dachary (Universidad de Guadalajara/UdG -México)

 

Dupla Diplomação – PPGA e Solbridge International School of Business – Coreia do Sul

O acordo estabelecido em 2018 com a instituição sul-coreana de ensino superior, Solbridge – International Scholl of Business, que resultou na primeira dupla titulação da UFJF com uma instituição estrangeira. O acordo foi gerido pelo professor Rodrigo Ribeiro Coimbra, docente na instituição sul-coreana e seu representante na América Latina, juntamente com o professor da Faculdade de Administração da UFJF, Danilo Sampaio, que, por meio da DRI, estabeleceram a parceria resultando na primeira dupla titulação da nossa universidade. Neste acordo, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, por meio do seu Programa de Pós-Graduação, possibilitará ao aluno de mestrado cursar um ano na Coreia do Sul e o mesmo ocorrerá com os alunos sul-coreanos, possibilitando a dupla titulação de Mestre em Administração. O diploma será reconhecido internacionalmente.