UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Institucional

Você está em: Institucional

Apresentação:

O curso tem duração de seis anos ou doze períodos e é ministrado em horário diurno, com algumas matérias no horário noturno. São oferecidas 160 vagas, sendo 80 para o primeiro semestre e 80 para o segundo.

Perfil do Profissional:

O profissional médico é formado para atuar na comunidade brasileira atendendo às necessidades da população na Estratégia de Saúde da Família em postos de saúde, unidades de urgência e emergência e hospitais. Pode se dedicar a algumas especialidades de laboratórios, como a patologia. Os médicos também podem se dedicar à educação e à pesquisa nas universidades.

Informações Gerais:

A UFJF conta com o suporte do Hospital Universitário para a formação do profissional, onde são oferecidas diversas especialidades médicas, além de atendimentos de urgência e emergência. Além das atividades no Hospital Universitário, os alunos exercem atividades nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e de várias cidades da Zona da Mata de Minas Gerais, área de influência da UFJF. O curso de Medicina exige tempo integral do aluno. Com a reforma curricular, os alunos desenvolvem atividades, desde os primeiros períodos do curso, junto à comunidade, colocando-se frente à realidade profissional, com enfoque especial para a saúde pública, consolidando o Sistema Único de Saúde.

A criação do Núcleo de Apoio Pedagógico, em 2002, tem permitido uma capacitação docente com a implementação de novos métodos pedagógicos e o desenvolvimento de ações na educação continuada e permanente dos médicos.

O curso possui 12 semestres, todos com inserção à atenção básica à saúde, sendo que os dois últimos anos são de estágios obrigatórios no nível de atenção primário, secundário e terciário de cuidados com a saúde. os cenários de aprendizagem se dão nas Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora e de algumas cidades conveniadas, no Hospital Universitário, no Pronto Socorro Municipal, no Hospital João Penido e Maternidade Theresinha de Jesus.

Fonte: www.ufjf.br

Confira o Histórico da Faculdade

Compartilhe:

    Veja também: Conheça a UFJF, Conheça a Fac. de Medicina, Histórico, Direção, Docentes, Coordenação de Curso, Departamentos da FACMED, Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (NAPE), Hospital Universitário, Biblioteca.