UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

IFMSA

Você está em: Espaço do estudante > IFMSA

Desde sua fundação em 1991, a IFMSA BRAZIL organiza programas de intercâmbios anuais. Através da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), são asssinados contratos bilaterais de intermediação entre organizações estudantís de mais de 50 países diferentes. Hoje contamos com uma experiência de mais de 18 anos, enviando e recebendo cerca de 700 estudantes de medicina, todos os anos, o que nos torna o 3º país, dentre mais de 90, com o maior número de programas em toda a IFMSA, sendo modelo de referência mundial em democratização no acesso aos intercâmbios e profissionalismo. Mais recentemente, a IFMSA BRAZIL iniciou programas de intercâmbios nacionais, onde as atividades práticas são desenvolvidas aqui mesmo no Brasil, trocando estudantes entre as mais de 40 escolas médicas conveniadas.

Acesse o site

Conheça os comitês de intercâmbio:

SCOPE – Intercâmbios Clínicos e Cirúrgicos
O SCOPE é o comitê responsável pelo intercâmbio internacional nas modalidades clínica e cirúrgica dentro da IFMSA BRAZIL. Seu objetivo principal é dar oportunidade aos alunos de medicina conhecerem outros sistemas de saúde, manejo de pacientes, opções de tratamento diversos bem como outras culturas, contribuindo, assim, para a formação de futuros médicos com amplos conhecimentos de medicina e cultura

Como Funciona o SCOPE?
Todo o trabalho é voluntário e coordenado por estudantes de medicina do mundo inteiro, estando organizados em coordenadores nacionais de intercâmbio, ou NEO, e coordenadores locais, LEOs, nas diversas faculdades participantes do programa. Hoje são mais de 35 faculdades no Brasil. Qualquer interessado em participar do programa de intercâmbio deve contatar o LEO de sua faculdade e obter mais informações.

Em escala internacional, o SCOPE já enviou e recebeu mais de 3000 alunos de todo o mundo desde 1991, quando começaram suas atividades. Hoje, nacionalmente realizamos uma média de 550 intercâmbios profissionais por ano, proporcionando a oportunidade do aluno brasileiro desfrutar dos benefícios desta atividade. Trabalhamos de forma a viabilizar o intercâmbio de nossos estudantes para outros países através da regulamentação da inscrição para o intercâmbio, requerimento dos documentos necessários para a validação do estágio na faculdade do país escolhido e, principalmente, tiramos as dúvidas que podem aparecer durante todo esse período, além de outras atividades.

Como faço para realizar o meu intercâmbio?
O primeiro processo de inscrição é realizado de acordo com a data estipulada na Assembléia Geral da IFMSA BRAZIL, realizada no segundo semestre de todo o ano, podendo ser estimada por volta do mês de outubro. Para realizar esta primeira inscrição são necessários diversos documentos, além de uma taxa em reais. Após esse período os alunos classificados devem participar de um segundo período de inscrição por volta de janeiro do ano seguinte. Neste também são requisitados outros documentos, mais específicos para as necessidades de cada país escolhido para a realização do intercâmbio, além de outra taxa em reais A classificação é feita para selecionar os estudantes que irão para cada país, ou seja, não basta escolher o país para o qual se quer viajar, deve-se obter uma pontuação para consegui-lo, como no vestibular. As atividades que valem ponto e suas pontuações são complexas, assim, os estudantes que tiverem interesse em sabê-las devem procurar todas as informações no Manual do Intercambista presente no site da IFMSA BRAZIL, ou na parte referente a INSCRIÇÃO no mesmo site. Verifique os países para os quais o SCOPE brasileiro oferece intercâmbios na sessão de intercâmbios deste site!

SCORE – Intercâmbios de Pesquisa
SCORE é o comitê responsável pelos intercâmbios de pesquisa. Mas não pense que é uma coisa chata, cheia de pessoas enfurnadas em um laboratório. Num intercâmbio do SCORE, além de você conhecer um outro país, outra cultura, você terá contato com novos métodos de pesquisa, laboratórios super modernos e nova tecnologia, ou talvez tenha a oportunidade de aprender a pesquisar. E isso ainda não é tudo! Você ainda tem a chance de talvez ter o seu nome publicado no trabalho! Venha fazer um intercâmbio pelo SCORE e/ou junte-se ao comitê local de sua escola médica.

Como faço para realizar o meu intercâmbio?
O primeiro processo de inscrição é realizado de acordo com a data estipulada na Assembléia Geral da IFMSA-Brazil realizada no segundo semestre de todo o ano, podendo ser estimada por volta do mês de outubro. Para realizar esta primeira inscrição (Fase 1) são necessários diversos documentos, além de uma taxa em reais. Após esse período os alunos classificados devem participar de um segundo período de inscrição por volta de janeiro do ano seguinte.

Neste também são requisitados outros documentos, mais específicos para as necessidades de cada país escolhido para a realização do intercâmbio, além de outra taxa em reais. A classificação é feita para selecionar os estudantes que irão para cada país, ou seja, não basta escolher o país para o qual se quer viajar, deve-se obter uma pontuação para consegui-lo, como no vestibular. As atividades que valem ponto e suas pontuações são complexas, assim, os estudantes que tiverem interesse em sabê-las devem procurar todas as informações no Manual do Intercambista presente no site da IFMSA-Brazil, ou na parte referente a INSCRIÇÃO no mesmo site. Verifique os países para os quais o SCORE brasileiro oferece intercâmbios aqui!

SCONE – Intercâmbios Nacionais

COMO FUNCIONA?
Período de Inscrições: sempre em Maio e Junho, todos os anos

Período de intercâmbios: de novembro de um ano à Março do ano seguinte

Vagas remanescentes: durante todo o ano. Contate seu Coordenador local de sua escola médica para mais informações!

Duração: os estágios são de 2 a 4 semanas

QUANTO CUSTA?
Taxa de Inscrição: R$ 55,00 Referente ao processo seletivo do Programa Anual ou reserva de Vaga

Remanescente

Taxa de Intercâmbio: R$ 165,00 Referente a taxa de realização do intercâmbio.

O QUE INCLUI?

Estágio: estágio clínico-cirurgico a escolher no hospital/faculdade do país selecionado

Hospedagem: 30 dias de hospedagem no país em casa de família ou moradia estudantil

Alimentação: 3 refeições por dia durante todo o período de intercâmbio (Depende da cidade: verificar no regulamento)

Certificado: certificado da IFMSA Brazil reconhecido internacionalmente

Suporte: demais gastos administrativos e suporte da IFMSA Brazil até a chegada no comitê local.

Quem pode participar: qualquer estudante de medicina de uma faculdade filiada, do 1º ao 6º ano e médicos formados a menos de seis meses.

Vantagens do Intercâmbio Nacional

Mais acessível! Qualquer estudante de medicina pode se organizar para participar de um estágio nacional!

Conhecer as diferentes realidades da saúde nacional é fundamental para os profissionais que certamente vão trabalhar no Brasil! Ampliar também sua rede de contatos no país!

Oportunidade de vivências em saúde pública e de construção da relação médico paciente que antes eram impossíveis só com o Intercâmbio Internacional, uma vez que está vencida a barreira da língua entre intercambiário-paciente!

Além de valorizar o turismo e a cultura nacionais, o Programa de Intercâmbios Nacionais também promove maior integração entre os diferentes povos que habitam esse mundo chamado Brasil!

Mais informações: ifmsabrazilufjf@gmail.com

Compartilhe: