Fechar menu lateral

Pesquisa da UFJF atesta veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES-UFJF), dirigido pelo professor da Famed Alexander Moreira-Almeida, em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu provar a veracidade de informações contidas em cartas psicografadas por Chico Xavier.

A pesquisa analisou 99 informações contidas em 13 cartas psicografadas pelo médium mineiro, atribuídas a Jair Presente, morto em 1974, em Americana/SP. O objetivo da pesquisa era comprovar que os dados divulgados nas cartas (todos eles passíveis de confirmação através de documentos da época e/ou depoimentos de familiares do suposto autor) não poderiam ter sido obtidos por Chico Xavier de outra forma.

O estudo concluiu que, além das informações analisadas serem todas críveis, a chance de que o médium as tivesse obtido por outras formas são bem remotas, uma vez que várias delas não eram de conhecimento nem dos familiares que visitaram Chico Xavier.

O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida garantiu ainda que, através da metodologia usada neste estudo, poderão ser analisadas as cartas psicografadas por outros médiuns, e esta será a próxima fase do estudo, que é parte do pós-doutorado dos pesquisadores Denise Paraná e Alexandre Rocha.

O Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF realiza pesquisas nas áreas de: “Epidemiologia da Religiosidade e Saúde” , “Experiências Religiosas e Espirituais” e “História e Filosofia das Pesquisas sobre Espiritualidade”

 Algumas publicações do NUPES