Curso de Administração Pública registra baixo índice de evasão no pólo de Moçambique

Data: 5 novembro , 2011

Contabilizando resultados positivos como o baixo índice de evasão de estudantes, representantes do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o coordenador do curso de Administração Pública da Universidade Eduardo Mondlene, de Moçambique, Domingos Manuel do Rosário, estiveram reunidos durante esta semana para discutir e avaliar o primeiro ano do programa do curso a distância oferecido no país em parceria com a UFJF.

De acordo com Domingos, o fenômeno mais impressionante tem sido o baixo índice de evasão.”Nós tínhamos 90 alunos e apenas cinco deixaram o curso e, mesmo assim, por motivos pessoais. Isto é incrível porque no início o programa enfrentou problemas de ordem burocrática e pedagógica, e o desejo dos alunos não arrefeceu. O que demonstra que todo planejamento realizado entre a UFJF e nós está funcionando.”

Ainda segundo Domingos, as principais adaptações foram quanto ao tempo de curso, que na versão presencial em Moçambique durava três anos, e no sistema a distância passou para quatro, e na dinâmica de aula dos professores, acostumados a lecionar na presença dos alunos. “A educação a distância exige uma aprendizagem constante. É preciso estar sempre aberto para adequar algum ponto que não esteja bem encaixado.”

Já o coordenador do curso de Admninistração a distância da UFJF, Marcos Tanure, o sistema de Educação a Distância representa uma ótima opção para expansão do ensino superior em Moçambique. “Para se ter uma ideia, o curso de Administração Pública só é oferecido pela Universidade Eduardo Mondlene, na capital Maputo. No ano passado, o presencial ofereceu 50 vagas, e a procura foi de 3.500 pessoas, uma média de 700 por vaga. Com a educação a distância, foram oferecidas 90 vagas em três cidades : Maputo, Lichinga e Beira. Com esse aproveitamento, o próximo passo é ampliar e consolidar o sistema.”

A Administração Pública a Distância é o primeiro curso da UFJF ministrado em nível internacional, e o primeiro também com diploma de dupla validade. Os graduandos receberão diploma da UFJF e outro da Universidade Eduardo Mondle.

Veja o programa especial sobre a parceria Brasil e Moçambique no Globo Universidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UFJF

MBA em Marketing – UFJF