UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Orientações para Matrícula

Dúvidas, ligar para:

Central de
Atendimento
(32)2102-3978 (32)2102-3911 (32)2102-3979

 

MATRÍCULA CONCURSO VESTIBULAR 2011 PROGRAMA DE INGRESSO SELETIVO MISTO Módulo III (triênio 2008-2010)

1. A matrícula dos aprovados no Concurso Vestibular 2011 e no Programa de Ingresso Seletivo Misto (triênio 2008-2010) cabe à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos- CDARA- e depende da entrega de cópia legível dos seguintes documentos:

a) em duas cópias simples e legíveis:

I. Certidão de Nascimento ou de Casamento.

b) em uma cópia simples e legível:

II. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de concluinte de curso técnico e/ ou profissionalizante.

III. Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente.

IV. Cédula de Identidade

V. Título de Eleitor para brasileiros maiores de 18 (dezoito) anos e o último comprovante de votação (Eleições 2010).

VI. Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar com os carimbos atualizados ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para brasileiros maiores ou que completarão 18 anos em 2011, se do sexo masculino.

VII. CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

 

OBS. A cópia dos documentos mencionados nos incisos IV,V e VII deverá estar em uma única folha.

 

c) e ainda entregar:

VIII. 01 (m) retrato 3×4 recente

IX – Caso esteja matriculado em outra Instituição de Ensino Superior Pública ou Privada através do PROUNI, apresentar documento de cancelamento de matrícula emitido pela IES, correspondente ao semestre de ingresso na UFJF , de acordo com o previsto no Edital do Concurso Vestibular 2011 / PISM (Triênio 2008-2010) – Art.72 – §3º – e  Regulamento Acadêmico da Graduação/UFJF – Art. 43:

 

Art. 72 – §3º: “O Inscrito deverá, no ato de matrícula, assinar declaração de próprio punho de que não é beneficiário do Programa Universidade para todos (PROUNI), e que não possui nenhum vínculo acadêmico em Instituição Pública de Ensino Superior, sujeitando-se às sanções previstas na Lei.”

d) os candidatos participantes do Sistema de Cotas deverão apresentar também, em uma cópia simples e legível :

X. Histórico Completo do Ensino Fundamental.

XI. Declaração do (s) Estabelecimento (s) de Ensino onde cursou o Ensino Fundamental e o Médio, informando a sua natureza, se pública ou privada, caso esta informação não esteja constando no Histórico Escolar.

Obs. O candidato deverá possuir caneta azul ou preta para preenchimento dos formulários de matrícula.

 

1.1 O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte no exterior, deverá apresentar a publicação no Diário Oficial do parecer de equivalência de estudos da Secretaria de Estado da Educação.

1.2 Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem, acompanhados da respectiva tradução oficial.

1.3 O menor de 18 anos deverá apresentar os documentos mencionados nos incisos V e VI dos documentos exigidos tão logo esteja de posse dos mesmos.

1.4 A matrícula deverá ser feita pelo próprio candidato e, em caso de impossibilidade do mesmo, por procuração simples.

2. O candidato aprovado no Concurso Vestibular 2011 ou Programa de Ingresso Seletivo Misto (triênio 2008-2010) que não apresentar, no ato da matrícula, Prova de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou deixar de efetuar a matrícula, terá a sua aprovação no Concurso Vestibular 2011 ou PISM nula, para todos os efeitos.

3. O candidato classificado para o Curso de Letras que tenha conhecimento de Língua Estrangeira, deverá prestar uma Prova de Nivelamento, no dia 15 de março de 2011, às 14 horas, na Faculdade de Letras.

3.1 Caso não compareça a essa prova de nivelamento, sua matrícula será efetivada no nível básico da língua estrangeira de sua opção.

4. O aluno já matriculado em um curso da UFJF e que, em virtude de aprovação no Concurso Vestibular ou PISM a que se refere este Edital, efetivar matrícula em novo curso, terá cancelada a matrícula no curso anterior, a partir do seu ingresso no novo curso.

5. A matrícula só poderá ser efetuada nos dias, horário e local abaixo estipulados, atendidos os seguintes critérios:

I. não se admite, em hipótese alguma, matrícula condicional;

II. não há permuta de vagas entre candidatos classificados no Concurso Vestibular 2011 ou no Programa de Ingresso Seletivo Misto ( triênio 2008-2010);

III. os candidatos classificados no Concurso Vestibular 2011 ou no Programa de Ingresso Seletivo Misto (triênio 2008-2010), farão matrícula, de acordo com a escala a seguir:

 

CANDIDATOS COM INGRESSO NO 1º SEMESTRE

LOCAL: ANFITEATRO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS – ICE

MARÇO

Dia 02:

das 13h30 às 17h – Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Música, História, Geografia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção,

Dia 03:

das 8h às 11h30 – Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Comunicação Social ,Direito, Letras , Filosofia e Serviço Social

das 13h30 às 17h – Cursos:  Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Ciências  Biológicas,  Engenharia Civil ,  Engenharia Elétrica  e  Engenharia Sanitária Ambiental

 

Dia 04:

das 8h às 11h30 – Cursos:   Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e Ciências Exatas                             

das 13h30 às 17h – Cursos: Psicologia, Educação Física ,Enfermagem, Farmácia ,Fisioterapia ,Pedagogia, Medicina, Odontologia e Nutrição

 

CANDIDATOS COM INGRESSO NO 2º SEMESTRE

LOCAL: ANFITEATRO DE ESTUDOS SOCIAIS – FACULDADE DE DIREITO

MARÇO

Dia 15:

das 8h às 11h30 – Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social ,Direito, Letras ,  Ciência  da  Computação , Bacharelado  em Sistemas de Informação, Educação Física , Pedagogia e Fisioterapia                

das 13h30 às 17h – Cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, História, Engenharia Elétrica , Serviço Social, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Enfermagem

Dia 16:

das 8h às 11h30 – Cursos:   Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Farmácia ,

Medicina, Odontologia e Nutrição

IV. Os cursos que tenham vagas para ingresso no 1º e 2º semestre terão suas vagas preenchidas, primeiramente as do 1º semestre, e a seguir, as do 2º semestre, conforme a ordem de classificação dos candidatos no Concurso Vestibular 2011 ou no Programa de Ingresso Seletivo Misto (triênio 2008-2010).

6. Encerradas as matrículas dos candidatos aprovados no limite de vagas oferecidas, havendo desistência ou vaga (s) decorrente (s) da situação prevista no item 2, far-se-á o preenchimento das vagas mediante Edital de Reclassificação que será publicado no dia 21 de março de 2011, às 17h, somente pela internet no endereço www.ufjf.br, observando-se a ordem de classificação, no respectivo Programa de Ingresso, Vestibular ou PISM.

6.1 A matrícula dos reclassificados, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo, será realizada em data, horário e local informados no Edital de Reclassificação.

6.2 Serão promovidas tantas reclassificações quanto necessárias para o preenchimento das vagas não ocupadas, respeitando-se o prazo limite, de acordo com o Calendário Acadêmico.

6.3 O candidato que pretenda solicitar aproveitamento de estudos anteriormente realizados  em outra Instituição de Ensino Superior, além dos documentos mencionados no item 1, deverá preencher requerimento junto à Central de Atendimento no Prédio da Reitoria, no Campus, apresentando o Histórico Escolar e respectivos Programas das Disciplinas. Os ex-alunos da UFJF deverão apresentar somente o Histórico Escolar.

6.4 O candidato aprovado e matriculado para o 2º Semestre de 2011 terá seu ingresso antecipado para o 1º Semestre de 2011, de acordo com edital previsto no item 6.

6.5 O candidato aprovado e matriculado para o 2º Semestre de 2011 terá sua matrícula cancelada se não confirmar a mesma no período de 16 a 20 de maio de 2011, mediante formulário próprio fornecido pela CDARA, devidamente assinado pelo candidato, encaminhado pelos Correios ou entregue na Central de Atendimento da UFJF.

7. O candidato matriculado não poderá requerer trancamento do curso e de matrícula de todas as disciplinas nos dois primeiros períodos letivos nem ser reprovado por infreqüência em todas as disciplinas do primeiro período letivo de seu curso, conforme Resolução nº 11/97- CEPE de 13/03/97.

8. O candidato convocado que efetuar sua matrícula, porém não confirmar freqüência às aulas até o 5º dia útil de seu início, na Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA, no Campus, sem apresentação por escrito de uma justificativa aceitável pela Pró-Reitoria de Graduação, terá sua matrícula cancelada.

IMPORTANTE: O candidato excedente terá direito de inscrever-se no curso para o qual foi classificado, em vaga determinada para o respectivo Curso/Turno – em Edital de Preenchimento de Vagas geradas nos cursos de Graduação, publicado a cada semestre letivo – observando-se a ordem de classificação, no respectivo Programa de Ingresso: Concurso Vestibular 2011 – Grupo C ou PISM (triênio 2008-2010) – Grupo C, conforme Resolução própria.



Universidade Federal de Juiz de Fora
Comissão Permanente de Seleção - COPESE
Telefones: (32) 2102-3755 / (32) 2102-3738 Fax: (32) 2102-3755
vestibular@ufjf.edu.br