UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Acervo Etnográfico

Você está em: Inicial > Museu > Acervo > Acervo Etnográfico

A coleção Nely Ferreira do Nascimento, composta por artefatos do artesanato indígena Maxakali, foi reunida pela antropóloga durante os mais de dez anos de pesquisa que desenvolveu junto ao grupo. A Profª Nely é mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo e lecionou no Departamento de Ciências Sociais da UFJF durante os anos de 1973 a 1992, quando se aposentou.

Cerca de setecentos exemplares, entre os quais arcos, flechas, vasilhas de cerâmica, tecelagem, esculturas em madeira e cerâmica, instrumentos de pesca e música, bem como adornos de modo geral são constitutivos da coleção. Seu trabalho junto aos Maxakali se iniciou na década de setenta, tendo como enfoque principal, os problemas econômicos, culturais e sociais surgidos a partir do contato mais intenso do grupo com a sociedade envolvente.

A coleção doada à UFJF em 1990 e anexa ao acervo do MAEA dois anos mais tarde, foi, inúmeras vezes, enriquecida por artefatos obtidos durante as pesquisas de campo na área Maxakali. Após a anexação da coleção etnográfica ao acervo, a Antropologia começou a fazer parte dos interesses da equipe do Museu. No ano de 1999, um dos primeiros resultados dessa união foi a redação de uma dissertação de mestrado desenvolvida por Luciane Monteiro Oliveira sobre a produção cerâmica Maxakali, sob o enforque da etnoarqueologia. E mais recentemente, a publicação de um artigo sobre a influência de Missões Religiosas no ethos do grupo. As pesquisas junto aos Maxakali continuam, o que nos possibilita constantes atualizações do acervo.

 

Veja também: Galeria do Acervo Etnográfico.

Museu de Arqueologia e Etnologia Americana