Métodos Estatísticos em Análise de Sobrevivência

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: [Aqui]
    • Livro texto: Carvalho, M. S. et al. Análise de Sobrevivência: Teoria e Aplicações em Saúde. 2ª edição, Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2011. (Material de Apoio)
    • Referência Básica: Colosimo, E. A.; Giolo, S. R. Análise de Sobrevivência Aplicada. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. (Material de Apoio)
    • Horários de atendimento dos professores:
      • Profa. Camila Borelli Zeller:
      • Prof. Lupércio França Bessegato: terças e quintas, de 15h00 às 16h00.
    • Não hesitem em procurar o professor responsável pelo conteúdo em questão caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, avisando-o com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala de aula.
    • Objetivo do curso: Capacitar ao(a) aluno(a)  na utilização das técnicas estatísticas mais utilizadas para a análise de dados do tipo tempo até a ocorrência de evento de interesse (morte, recidiva, diagnóstico, desfecho, falha, etc.). Familiarizar o aluno com o uso de pacote estatístico.
  • Material de apoio:
    • Introdução e Conceitos Básicos. [Slides]
    • Técnicas não paramétricas. [Slides]
    • Modelos probabilísticos. [Slides
    • Modelos paramétricos de sobrevivência. [Slides
    • Modelos de regressão de Cox. [Slides]
    • Extensões do Modelo de Cox. [Slides]
  • Listas de Exercícios: O objetivo das listas de exercícios é didático. As dúvidas são importantes para o entendimento do conteúdo. Tente descobri-las e solucioná-las. Não deixe que elas (as dúvidas e as listas) se acumulem.
    • Lista nº 1 – . [Aqui] . Entrega até /08/2017.
    • Lista n° 2
    • Lista nº 3 – .
    • Lista nº 4 – Modelos paramétricos de sobrevivência. [Aqui] [Klein, 12.3]. Entrega até 27/10/2017.
    • Lista nº 5 – Modelos de regressão de Cox. [Aqui]. Entrega até 01/12/2017. novo
  • Conjuntos de Dados: Abaixo alguns bancos de dados que serão utilizados em sala ou para a execução das listas de exercícios.
  • Scripts em R:
    • Conceitos básicos – gráficos e saídas. [script.R]
    • Modelos probabilístico. [script]
    • Modelos paramétricos de sobrevivência. [script]
  • Material suplementar:
    • Tabela das Distribuições mais Comuns (Fonte: Statistical Inference, de G.Casella & R.L.Berger). [Aqui].
    • Summary of Common Probability Distributions (Fonte: Applied Statistics and Probability for Engineers, de D. C. Montgomery & G. C. Runger). [Aqui
    • Parametric Survival Models, de Germán Rodríguez, they presents models for analysis of survival data when it is assumed a parametric form for the distribution of survival data.
  • Pacotes estatístico R:
  • Leitura recomendada:
    • O Andar do bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).