UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Carbono, metano e águas doces: emissão e processamento

Data: 11 de maio de 2017

Por uma nova compreensão do processamento de carbono em águas doces: focos de emissão de metano e enterramento de carbono em reservatórios tropicais

   

   Novas e grandes hidrelétricas construídas nos trópicos afetam cada vez mais as emissões de gases de efeito estufa e o ciclo do carbono nos ecossistemas. No entanto, as estimativas atuais das emissões de metano estariam, no mínimo, uma ordem de grandeza abaixo do calculado, uma vez que os principais pontos das emissões são completamente desconsiderados. Da mesma forma, o carbono presente nos sedimentos dos reservatórios também costuma ser desconsiderado.

    Aqui, propomos um programa de pesquisa de alto perfil que, apoiados nos recentes desenvolvimentos conceituais da área, fornece uma nova compreensão do ciclo do carbono em sistemas de água doce — sobretudo no que diz respeito aos reservatórios de hidrelétricas tropicais.

   Aplicando pela primeira vez uma combinação única de metodologias emergentes e avançadas de diferentes disciplinas, esta pesquisa irá corrigir o entendimento errôneo do processamento de carbono em reservatórios que prevalecem hoje.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes:

Fábio Roland e Sebastian Sobek | Coordenador

Nathan Oliveira Barros

Raquel Mendonça