UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

P!B!D-Artes 2012-2017

Você está em: Metodologia e Atividades > P!B!D-Artes 2012-2017

pibidlogo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES), com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. O programa atende às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, aos princípios da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e de normas do MEC e atribuições legais da CAPES.

Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

O subprojeto da Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes e Design da UFJF atuou, entre 2012 e 2013, na E.E. Clorindo Burnier e no Centro de Referência Herval da Cruz Braz, do município. Em 2014, tivemos como escolas parceiras E.E. Professor José Freire, E.E. Ali Halfeld, E.M. Padre Wilson e E.M. Nubia Pereira Magalhães. Em 2016 atuamos no Centro de Referência Herval da Cruz Braz e temos a Escola Internacional Saci como colaboradora. Em 2017 atuamos na E.E. Doutor Vieira Braga.

 

O PIBID Artes continua em 2018-2019!

Veja também: Conceito, Metodologia, Produção.

Laboratório Interdisciplinar de Linguagens