UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Metodologia e Atividades

Você está em: Metodologia e Atividades

Vinculado à Faculdade de Letras (FALE) e ao Instituto de Artes e Design (IAD), o LILi é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares experimentais vinculadas aos fenômenos das linguagens, tomadas de forma ampla, que requerem um tratamento específico que ultrapasse as fronteiras disciplinares e os limites epistemológicos de cada área do saber científico. O laboratório atua dentro dos eixos temáticos voltados para as múltiplas linguagens e seus suportes oferecendo as expertises das áreas de Letras e Artes na integração de diversas disciplinas sob o ponto de vista metodológico da criação e produção de escritas, imagens e objetos.

O LILi faz parte do Programa  de Apoio a Laboratórios Interdisicplinares de Formação de Educadores (LIFE), da CAPES.

As atividades desenvolvidas nos laboratórios interdisciplinares oferecem aos licenciandos condições para prepararem, vivenciarem e avaliarem práticas docentes, através do diálogo entre estudantes e professores da escola básica, licenciandos e professores da universidade por meio de encontros presenciais entre licenciandos de diferentes áreas, com apoio dos professores formadores das diversas disciplinas.

As linhas de ação fazem referência a eixos interdisciplinares e são desenvolvidas a partir da vivência coletiva dos licenciandos na escola básica, tendo como metodologia principal o desenvolvimento de projetos de trabalho de natureza interdisciplinar. Com efeito, em se tratando de espaço interdisciplinar e múltiplo, entendemos ser importante questionar as divisões dos espaços de aprendizagem tradicionais a partir da perspectiva da disciplina, da neutralidade e da geometrização. Essa concepção é corroborada também por Fernando Hernández quando da sua apresentação dos projetos de trabalho. Segundo esse autor, nas escolas que adotam este método, o tempo e o espaço são organizados de forma flexível, em função do projeto em andamento e dos temas abordados, não mais em função de disciplinas seriadas. Hernández, professor titular da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, refere-se a “projeto” no mesmo sentido que arquitetos, designers e artistas o compreendem: procedimento de trabalho que diz respeito ao processo de dar forma a uma ideia que está no horizonte, mas que admite modificações, está em diálogo permanente com o contexto, com as circunstâncias e com os indivíduos que, de uma maneira ou outra, vão contribuir para esse processo.

 

A. Eixos Interdisciplinares

 

B. Linhas de Ação

 

_________________________________

 

ENSINO

 

EXTENSÃO

 

PESQUISA & PRODUÇÃO

Veja também: Seminário Interno, Editais e Processos Seletivos, P!B!D-Artes 2012-2017, Laboratório Descolônia, Histórias Abertas.

Laboratório Interdisciplinar de Linguagens