UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicações

Você está em: Publicações

 

 

 

 

 

Livro Geoprocessamento e Análise Ambiental: aplicações

 

 

 

 

O livro Geoprocessamento e Análise Ambiental: Aplicações, apresenta abordagens sobre análise ambiental no contexto do Geoprocessamento através de trabalhos que refletem a experiência científica e acadêmica de seus autores, demonstrando grandes avanços no Brasil na área em questão.

Embora os capítulos se refiram às aplicações do sistema de informações geográficas SAGA/UFRJ – Sistema de Análise Geo-Ambiental, o conjunto da obra foi concebido de modo a estimular as mais variadas formas de utilização da sua metodologia de análise ambiental.

Esta obra pode ser utilizada tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, no âmbito das Ciências Geográficas, das Engenharias, Ciências Ambientais, Ciências Políticas e de Gestão Pública. Além disso, Geoprocessamento e Análise Ambiental: Aplicações, trata de temas que preocupam não só os interessados em Geoprocessamento, mas também aqueles que buscam entender questões relativas ao meio ambiente como um todo, através de aplicações na área de planejamento urbano, planejamento rural, planejamento em unidades de conservação, turismo e ecoturismo. Trata-se de uma obra que estudantes, professores, pesquisadores e consultores em geral devem conhecer para entender melhor o universo de opções que o Geoprocessamento pode oferecer no que tange ao tema Análise Ambiental, a fim de auxiliar o processo de planejamento e gestão territorial.

 

 

 

 

Livro Geoprocessamento e Meio Ambiente

 

 

Dentre as contribuições que o livro “GEOPROCESSAMENTO E MEIO AMBIENTE” traze à comunidade científica, destacam-se os inúmeros exemplos práticos do uso dessa tecnologia na produção de conhecimento de suporte a conservação do meio ambiente.

Exemplos apresentados em linguagem e formato heterogêneos resultantes da formação e experiência de seus vários autores, no que tange aos DIAGNÓSTICOS, aos PROGNÓSTICOS e a sugestão de MEDIDAS PREVENTIVAS e MITIGADORAS para uma melhor preservação e sustentabilidade ambiental.

Neste livro, além da ênfase às questões técnicas de Geoprocessamento, profissionais com interesse neste tipo de aplicação vão encontrar soluções criativas para problemas práticos como: análise da fragmentação da paisagem, gestão de biodiversidade, percepção ambiental, melhoria de qualidade da atividade pecuária, mapeamento e análise geomorfológica de áreas urbanas, definição de áreas para instalação de usinas termelétricas, segurança, qualidade de vida e distribuição espacial da criminalidade.

Existem muitos outros aplicativos disponíveis no Brasil, mas nenhum traz a marca obstinada como SAGA (Sistema de Análises Geo-Ambiental) que teve inicio durante a reserva de mercado para informática e sobrevive bravamente à abertura de mercado, demonstrando que o software é apenas uma ferramenta, cujo uso adequado depende fundamentalmente do conhecimento de que o homem é o depositário.

É desta forma que os autores, sobretudo o professor Jorge Xavier da Silva, um dos precursores do Geoprocessamento no Brasil, apresentam mais uma obra em que é demonstrado, certamente, o efeito catalisador do interesse dos vários autores pelo uso dessa tecnologia e pelo uso do aplicativo SAGA, concebido e implementado ao longo de mais de um quarto de século.

Laboratório de Geoprocessamento Aplicado