INICIAL

O Laboratório de Geoprocessamento Aplicado foi criado em 2006 pelo seu atual coordenador, Prof. Dr. Ricardo T. Zaidan. O objetivo geral deste laboratório é o desenvolvimento de pesquisa aplicada, de materiais e de metodologias de ensino, e de oferecer prestação de serviços na área ambiental, ambos através da utilização de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto seguindo a temática Geomorfologia.

O Laboratório de Geoprocessamento Aplicado localiza-se no Departamento de Geociências (DEGEO), junto ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Tem como principais linhas de pesquisa e atuação, o uso do Geoprocessamento aplicado à pesquisa ambiental e a didática de ensino através dos seguintes temas:

1. Geoprocessamento Aplicado;
  2. Sensoriamento Remoto Aplicado;
  3. Modelagem de Processos Geomorfológicos nas Encostas;
  4. Mapeamentos Geomorfológicos;
  5. Mapeamentos de susceptibilidades, riscos e potenciais;
  6. Cartografia Digital em geral em áreas urbanas e rurais;
  7. Análise de Bacias Hidrográficas;
  8. Apoio ao Planejamento e Gestão Ambiental.