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A linguagem lúdica…

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Pesquisa: A linguagem lúdica e volumétrica dos blocos de montar, das maquetes e dos modelos tridimensionais e o ensino da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade: contribuições da prototipagem rápida e da fabricação digital na produção de material didático.

Período: 2014 – 2016

Orientandos: Janaina Mendes, Marcela Cavalari, Ashiley Adelaide Rosa e Izabela Ferreira.

Orientador: Frederico Braida

 

Resumo:

O objetivo geral deste projeto é levantar, adquirir e testar os principais tipos de blocos de montar existentes no mercado brasileiro que possam ser utilizados como material didático para o ensino de arquitetura e urbanismo, sobretudo como ferramentas de representação/ativação do pensamento projetual. Além disso, objetiva-se o desenvolvimento de um material didático propriamente voltado para alunos do curso supracitado, concebido com o auxílio de técnicas de prototipagem rápida e de fabricação digital.
Para tanto, são apontados os seguintes objetivos específicos: Mapear os principais tipos de blocos de montar existentes no mercado internacional e nacional, os quais possam ser aplicados ao universo da arquitetura e urbanismo; Levantar as possibilidades de aplicação dos blocos de montar, das maquetes e dos modelos tridimensionais físicos no âmbito dos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Adquirir e testar os principais blocos de montar existentes, sinalizando suas potencialidades e limitações; Projetar um material didático que atenda às demandas específicas do curso de arquitetura e urbanismo; Produzir um piloto do material projetado, valendo-se de técnicas de prototipagem rápida e de fabricação digital; Fabricar o material projetado, depois de testado o modelo piloto; Instrumentalizar o Laboratório de Maquetes e modelos com um conjunto de blocos de montar que possa ser utilizado por todos os professores do curso, seja levando o material disponível para suas salas de aula ou levando os alunos para o laboratório; E introduzir os alunos de graduação dos cursos de design de produtos e de arquitetura e urbanismo em um projeto de pesquisa interdisciplinar, cujo resultado contribuirá para o campo do ensino.