Fisiopatologia e conduta nas queimaduras

Você está em: Projeto de Extensão > Sistema respiratório > Fisiopatologia e conduta nas queimaduras

O corpo humano responde a qualquer insulto de agressão que venha a sofrer buscando a homeostasia. Um paciente que sofre uma queimadura nada mais é do que uma vítima de trauma. A grande diferença reside na resposta inflamatória muito mais acentuada nesse caso.

A resposta corporal à queimadura é uma disfunção da microvasculatura gerada pela liberação de mediadores inflamatórios, principalmente de histamina e de bradicinina. Estes levam ao aumento da permeabilidade vascular, com perda de fluidos e proteínas do espaço intravascular para o terceiro espaço, isto é, o interstício. Como resultado são desencadeados efeitos sistêmicos no organismo, como por exemplo: o hipermetabolismo, comum a todos os tipos de trauma, porém mais intenso na queimadura – pode aumentar 200% acima do basal; a redução do débito cardíaco em função da queda do volume sanguíneo e da hemoconcentração; o aumento da permeabilidade intestinal que favorece a translocação bacteriana; e a redução do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular. Portanto, todo o organismo se adapta à agressão.

A ferida proveniente da queimadura pode ser dividida por zonas. A zona de necrose é a região mais afetada da queimadura, geralmente o centro da lesão. É a área que sofre necrose de coagulação e o tratamento necessariamente inclui sua remoção – não há como aquele local se regenerar por si próprio, uma vez que as células presentes ali morreram. A zona de estase está ao redor desta última. É o local em que há intensa vasoconstrição, o que gera isquemia local. Esta área pode ou não ser salva a depender do tempo e da abordagem. Seu conceito é semelhante ao da zona de penumbra do acidente vascular encefálico ou infarto agudo do miocárdio, quer dizer, são áreas de isquemia sem necrose. A reposição volêmica adequada ajuda em sua reperfusão, porém, infecções ou hidratação não suficiente podem levar a evolução para necrose. Por fim, a zona de hiperemia é a área de inflamação e de vasodilatação que envolve a queimadura. Não está sob risco de necrose. Na verdade, é a partir dela que se inicia o processo de regeneração.

A abordagem inicial do paciente vítima de queimadura inclui afastar o paciente da fonte de agressão e interromper o processo de lesão. A lesão térmica de vias aéreas deve sempre ser suspeitada, e o paciente deve receber oxigênio a 100% por máscara. Toda a roupa e joalheria do paciente deve ser retirada, uma vez que são fontes de manutenção de calor e podem gerar possível efeito torniquete a partir do edema tecidual consequente da queimadura. A superfície queimada deve ser lavada com água corrente em temperatura ambiente por até 15 minutos após o insulto. Após esse tempo, a conduta deve focar a prevenção de hipotermia através da aplicação de tecidos limpos e secos sobre a área.

As lesões de vias aéreas são geradas por fumaça e vapores. Inicialmente ocorre lesão térmica da via aérea superior por injúria térmica. O calor propagado promove inflamação, ulcerações e edema, que podem evoluir de maneira rápida para obstrução da passagem de ar. Esse quadro pode ser suspeitado pela presença de ronquidão e de pelos chamuscados no nariz. No trajeto pelas vias de condução do ar, o calor vai sendo dissipado – o ar que chega às vias aéreas inferiores normalmente está resfriado pela dissipação do calor naquela primeira passagem. Dessa forma, a lesão de vias áreas inferiores é devido a natureza química da fumaça. A fumaça que chega até ali, mesmo já sem calor, possui diversas toxinas capazes de causar inflamação do epitélio respiratório. É gerado um grande infiltrado neutrofílico e as vias aéreas ficam preenchidas por exsudato, um líquido repleto de células de defesa, que pode gerar tampões que ocluem a passagem de ar

Se a queimadura se deu em ambiente fechado, deve-se sempre considerar a ocorrência de exposição ao monóxido de carbono (CO). A história de exposição aliada a avaliação direta de carboxiemoglobina sela o diagnóstico, podendo o paciente apresentar sintomas como náuseas, cefaleia, confusão, coma e eventualmente óbito (caso os níveis de carboxiemoglobina ultrapassem 60%). Doentes com suspeita de exposição ao CO devem receber, desde o início da abordagem, oxigênio em alto fluxo.

Deparar-se com um paciente vítima de queimadura pode ser assustador, mas a avaliação seriada e eventual encaminhamento para centros especializados permitem o correto manejo desse paciente e redução da mortalidade. Os cuidados básicos, como a manutenção de vias aéreas pérvias e a reposição volêmica são essenciais, assim como em qualquer paciente de trauma.

Referência bibliográfica:

LURK, L. K.; OLIVEIRA, A.F.; GRAGNANI A.; FERREIRA L.M. Evidências no tratamento de queimaduras. Rev Bras Queimaduras, v.9, n. 3 p. 95-99, 2010.

Questões:

UNICAMP 2005

1. Homem, 23 anos, com queimadura de 3º grau em toda a extensão anterior do tronco e MMII há uma hora. A PERDA HÍDRICA NESSA FASE SE CARACTERIZA POR:

a) Aumento da permeabilidade vascular

b) Aumento da pressão coloidosmótica

c) Aumento da pressão hidrostática

d) Diminuição dos hormônios catabólicos

e) Inibição do sistema renina-angiotensina

UFRN 2010

2. Em pacientes com grande queimadura, a causa primária do choque é:

a) Aumento da permeabilidade capilar

b) Hemorragia extensa em área queimada