UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto de Extensão

Você está em: Projeto de Extensão

Informação e Educação sobre Fisiologia Humana via site de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

A Fisiologia é a ciência que estuda as funções do organismo de forma integrada, permitindo a compreensão dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios. A integração dessas funções entre si e com o meio ambiente tem como base a manutenção da constância do meio interno ou homeostase, que é o principal objeto de estudo da Fisiologia. Nesse ponto, o conhecimento da Fisiologia se mostra de grande importância para a compreensão de alterações do funcionamento normal do organismo e suas repercussões, depreendendo as possíveis causas destas alterações e estabelecendo os tratamentos adequados. Tendo em vista a relevância do conteúdo da Fisiologia, a ideia original desse projeto de extensão foi utilizar um site específico como ferramenta de propagação de conhecimento acerca do tema. A estratégia baseia-se em uma nova visão: divulgar periodicamente o conteúdo de maneira acessível, visando atingir públicos diversos, desde acadêmicos e profissionais da área de Saúde e Ciências Biológicas, até aqueles indivíduos que possuem interesse no assunto e desejam ampliar seus conhecimentos, mesmo sem o ponto de vista científico da matéria. Portanto, o objetivo primordial é compartilhar conhecimento sustentado por evidências científicas e relacioná-los aos fatos da atualidade, de modo a tornar o argumento interessante, útil e compreensível para qualquer entusiasmado.

Destaca-se que, no atual contexto, o conhecimento é amplamente acessível devido à inserção de novas tecnologias. No entanto, é sabido que informações falsas são facilmente propagadas, fomentando a disseminação de notícias infundadas. Nesse sentido, o presente projeto seria fonte confiável de informação à medida que temas correlatos com a Fisiologia serão discutidos, desmistificados e elucidados.

A Fisiologia é matéria curricular imprescindível dos cursos das áreas da Saúde e das Ciências Biológicas e Farmacêuticas. A obrigatoriedade decorre do fato de que o exercício de qualquer atividade que envolva a vida invariavelmente cursa em paralelo com a compreensão profunda da área. Portanto, a equipe que constitui este projeto inclui quatro acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo eles: Hugo Brandão Araújo, Marcelo Brandão Jacob, Matheus Amaral Pacheco e Thalita Pires da Silva. Os alunos serão orientados pela Profª Drª Laura Hora Rios Leite, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.

Esperamos com essa estratégia aumentar o interesse e o entendimento de todos pela área, assim como, propiciar aos estudantes um aprendizado mais didático e prazeroso. Acreditamos que o conhecimento da Fisiologia seja engrandecedor para a comunidade em geral, uma vez que a assimilação dos processos de funcionamento do corpo humano amplia a nossa visão sobre saúde, prevenindo doenças e permitindo melhor qualidade de vida. Esperamos que façam bom proveito!

Abraços!

 

Revisão e correção ortográfica e gramatical dos textos realizada por Livia Maria Cardoso França. 

email: liviamariaemaria@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6281626971456995

Formação acadêmica: Graduando em Letras – Inglês (UFJF), desde 2015.             

Interesse: Tradução. Revisão. Literatura. Educação.

Veja também: Sistema cardiovascular, Sistema gastrointestinal, Sistema endócrino, Sistema respiratório, Sistema urinário.