Trajetória urbanas: ser e estar na cidade alta de Juiz de Fora

“Trajetórias Urbanas” é um projeto de Extensão Universitária vinculado à Pro – Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora . O principal objetivo da pesquisa é avaliar o grau de integração e cidadania da população residente a partir: do uso e ocupação dos recursos ambientais, dos equipamentos de infra-estrutura territoriais e do uso do espaço público da região oeste da cidade de Juiz de Fora, também denominada como Cidade Alta. Num primeiro momento, o projeto prevê o trabalho com a comunidade do bairro Jardim Caiçaras com a perspectiva metodológica de construção coletiva da avaliação do processo de instalação do bairro e do diagnóstico da vida comunitária em relação à infra-estrutura territorial, prestação de serviços e qualidade ambiental. De início, os resultados esperados referem-se à conscientização da importância do lugar de moradia e convivência enquanto objeto de responsabilidade cívica da ação estatal e pública, bem como da necessidade da organização da sociedade civil na construção da qualidade e dignidade da vida do bairro.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes / Maria Lucia Pires Menezes – Coordenador/ Ricardo Antônio Santos da Silva – Bolsista de Extensão/Gabriel Lima Monteiro – Bolsista de Extensão.