Fechar menu lateral

LATES constrói parcerias com Universidades dos EUA

Os pesquisadores do LATES – Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – possuem relações interinstitucionais com diversos grupos de pesquisa nacionais, tais como o NEREUS da USP, NEMEA da UFMG, LEADER da UFS e LARUS da UERJ, e internacionais, como o REAL da University of Illinois at Urbana-Champaign e o RRI da West Virginia University. Os grupos de pesquisa podem ser consultados através desse link: https://www.ufjf.br/lates/parceria/

 

A parceira do LATES com o Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da University of Illinois at Urbana-Champaign desenvolveu-se através dos trabalhos realizados pelos professores Fernando S. Perobeli, Weslem Faria, Admir Betarelli, Eduardo Almeida e Flaviane Santiago com o professor Geoffrey J.D. Hewings.

 

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF, Vinícius A. Vale e Marcus Amaral Silva, orientandos do professor Fernando S. Perobelli, foram recebidos no REAL com vínculo de doutorado sanduíche entre 2016 e 2017. Além disso, já foram publicados diversos artigos científicos a partir da parceria entre os pesquisadores do LATES e do REAL.

 

A parceria entre o LATES e o Regional Research Institute (RRI) da West Virginia University (WVU) iniciou-se em 2016 com a visita do professor Randall W. Jackson à UFJF. Em fevereiro de 2018, o professor Fernando S. Perobelli visitou a WVU para estabelecer a parceria de intercâmbio de estudantes  (doutorado sanduíche) e apresentou um Seminário de Pesquisa no RRI. 

 

A partir da parceria entre o LATES e o RRI, Inácio F. Araújo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF e orientando do professor Fernando S. Perobelli, realizou o doutorado sanduíche entre 2017 e 2018 no RRI. Dessa parceria foi realizada uma pesquisa que analisa os custos ambientais da entrada de novos países membros na União Europeia. Os resultados da pesquisa podem ser consultados clicando aqui.

 

O REAL e o RRI  mantêm parceria com o LATES para a elaboração de novas pesquisas e receber alunos para o doutorado sanduíche.