Fechar menu lateral

Dissertação de pesquisadora do LATES analisa o papel do Brasil no mercado mundial de biocombustíveis

A pesquisadora do LATES e discente do programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF, Mariana Rezende e Silva, defendeu a sua dissertação de mestrado sobre o papel do Brasil no mercado mundial de biocombustíveis. Mariana foi orientada pelo professor Weslem Faria e coorientada pelo professor Fernando Peroelli. Segue abaixo detalhes da defesa:

 

Título da dissertação: Mandatos de Biocombustíveis e Crescimento da Demanda Mundial de Etanol: Efeitos Sobre a Economia Brasileira.

 

Banca de defesa:

Weslem Rodrigues Faria (Orientador)

Fernando Salgueiro Perobelli (Coorientador)

Admir Antônio Betarelli Junio (Fiscal)

Aline Souza Magalhães (Membro externo)

 

Data: 18 de dezembro de 2017

 

Resumo:

O agravamento dos efeitos do aquecimento global, a volatilidade do preço do petróleo e a preocupação com a segurança energética são questões que contribuem para o aumento dos incentivos para a produção de biocombustíveis e o desenvolvimento de políticas relacionadas. A partir dos anos 2000 regiões como dos Estados Unidos e União Europeia lançaram os mandatos de biocombustíveis, políticas que estabelecem metas de consumo e produção de combustíveis renováveis até o ano de 2020. O crescimento da demanda interna não é acompanhado de um crescimento na oferta interna, precisando assim, importar etanol ou biodiesel. É nesse cenário que surge o Brasil como possível provedor de etanol para essas regiões por conta da disponibilidade de terras para a expansão do cultivo da cana-de-açúcar, a alta produtividade dessa commodity e o conhecimento da tecnologia de produção. O principal objetivo dessa dissertação é analisar o papel do Brasil no mercado mundial de biocombustíveis e identificar as implicações causadas pelas políticas de combustíveis renováveis de regiões como Estados Unidos e União Europeia. Para esse fim, foi construído um modelo de Equilíbrio Geral Computável a partir do Global Trade Analysis Project (GTAP), denominado GTAP-BIOBR. Nesse modelo estão desagregados os setores de biocombustíveis o que favorece a análise do comércio de etanol da cana, que tem como principal produtor o Brasil. A estratégia de análise empregada foi de simular três cenários com choques nas exportações brasileiras de etanol para os Estados Unidos e União Europeia no ano de 2020. Os resultados revelam que a produção de etanol no Brasil cresceria em todas as situações, acompanhado do crescimento do nível de atividade econômica. Por outro lado, o preço do etanol da cana sofreria uma queda e ocorreria perda de bem-estar econômico no país em consequência da piora dos termos de troca.

Palavras-Chave: Biocombustíveis. Etanol. Mandatos de Biocombustíveis. Equilíbrio Geral Computável (EGC). GTAP.

 

Defesa_18_12 (1)Defesa_18_12_1 (1)

Defesa de dissertação: Mariana Rezende e Silva

Foto: Prof. Weslem Faria, Prof. Fernando Perobelli e Prof. Admir Betarelli

Fotos LATES: Link