Pesquisadores do LATES e da CMC criam indicador de inovação para os municípios mineiros

CONIDE

O coordenador do LATES, Fenando Perobelli, apresentou na Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (CONIDE), realizada no dia 22 de agosto em Juiz de Fora, o Indicador de Capacidade de Inovação (INOVA).

O INOVA é um produto da Divisão de Análise Econômica Regional do projeto de extensão “Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC)” do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Essa divisão é coordenada pelo professor Fernando Perobelli e possui na sua equipe técnica doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Economia, João Gabriel Pio e Ramon Goulart Cunha, e graduandos em Economia, Joyce Aparecida Guimarães Silva, Leandro Venâncio Pereira e Gabriel Henrique Ribeiro Barbosa, da UFJF.

O Indicador de Capacidade de Inovação (INOVA) tem como objetivo analisar a capacidade de inovação dos municípios de Minas Gerais. O INOVA foi elaborado a partir de dados que retratam o esforço no processo de inovação desses municípios. Tal esforço é medido pelo número de bolsas de produtividade concedidas a pesquisadores, professores e alunos no ensino superior, doutores e mestres formados, profissionais atuando na área de tecnologia e patentes registradas. A construção do INOVA permite a compreensão dos “estágios” tecnológicos que se encontram os municípios mineiros, principalmente, no que diz respeito ao esforço para inovar, considerando as respectivas áreas de conhecimento, qualificação da mão de obra e a capacidade para a formação de capital humano. Além disso, o desenvolvimento desse trabalho possibilita que políticas orientadas para criação de tecnologias sejam realizadas levando em consideração as especializações regionais, o que amplia a probabilidade para inovar.