Fechar menu lateral

Dissertação de pesquisadora do LATES investiga os impactos do crescimento populacional sobre a oferta mundial de alimentos

Daniele Lima de Oliveira, aluna do programa de Pós-Graduação em Economia na UFJF, defenderá a sua dissertação de mestrado no 09 de junho. Daniele foi orientada pelos professores Fernado Perobelli e Weslem Faria. A sua pesquisa tem como objetivo investigar os impactos do crescimento populacional sobre a oferta mundial de alimentos. Segue abaixo detalhes da defesa.

 

Título da dissertação: Impactos do crescimento populacional sobre a produção agrícola de alimentos e demanda dos fatores primários de produção: uma abordagem de blocos econômicos

 

Banca de defesa:

Fernando Salgueiro Perobelli (orientador)

Weslem Rodrigues Faria (Coorientador)

Admir Antônio Betarelli Junio (Fiscal)

Ana Maria Bonomi Barufi (Membro externo)

 

Data: 09 de junho de 2017

 

Resumo:

Atualmente, o mundo abriga aproximadamente 7 bilhões de pessoas. A capacidade da produção de alimentos, dado que este número continuará a se expandir, é uma preocupação recorrente na pauta desta dissertação. Neste contexto, a terra é um dos principais fatores afetados, uma vez que a expansão urbana invade espaços agricultáveis e, em contrapartida, a demanda pelo uso da mesma para produção de alimentos aumenta conforme a população cresce. Dadas as magnitudes e as especificidades deste problema, torna-se fundamental que os países aufiram ganhos de produtividade como uma forma de garantir a manutenção da oferta de alimentos. O principal objetivo desta dissertação é o de mensurar os impactos do crescimento populacional sobre a produção agrícola de alimentos e demanda dos fatores de produção para os períodos de 2011-2020, 2011-2025 e 2011-2030. Para este fim, a pesquisa faz, inicialmente, a desagregação do mundo em conjuntos de países, classificando-os apenas por seu grau de semelhança nas atividades agrícolas. A estes conjuntos deu-se o nome de Blocos Econômicos Agrícolas (BEA). A articulação das técnicas da Análise de Cluster e da Análise Discriminante permitiu chegar à configuração final de sete BEA, para o ano de 2011. Os dados das projeções da população foram estimados pela Divisão Populacional das Nações Unidas sob oito hipóteses de fertilidade. Cada uma destas se constituiu em um cenário de simulação. Para a implementação dos choques de população, foi utilizado o modelo de Equilíbrio Geral Computável, o Global Trade Analysis Project (GTAP). Os principais resultados revelam que, com a expansão da população, o preço da terra aumentará e, em contrapartida, a demanda pelo fator diminuirá assim como a sua disponibilidade para o uso. Além disso, a demanda e a produção de alimentos aumentarão. No entanto, as commodities agrícolas serão produzidas, principalmente, para o consumo interno e mesmo com ganhos de produtividade, os países terão maior dependência do comércio internacional. Os países com os menores níveis de crescimento populacional poderão ser considerados como os “fomentadores mundiais de alimentos” pois serão os principais exportadores de commodities agrícolas para todos os blocos. 

Palavras-Chave: Crescimento populacional; Oferta de Alimentos; Agricultura; Demanda da Terra; Análise Multivariada; GTAP.