UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Disciplinas

Você está em: Disciplinas

Disciplinas atendidas pelo Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais


Demografia Brasileira

 

Disciplina oferecida ao curso de especialização “Brasil, Estado e Sociedade” do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem como objetivos o estudo das transformações pelas quais passa a população brasileira nas últimas décadas .  A transição demográfica no Brasil, a transição da fecundidade, o crescimento demográfico e as mudanças na estrutura etária e a transição da estrutura etária e políticas sociais, são os principais temas abordados para uma melhor  compreensão dos principais impactos  presentes e futuros destas transformações na sociedade brasileira.


Geografia da População

 

A disciplina Geografia da População é oferecida aos acadêmicos o 1º período do Curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora e tem como objetivos a analise das diferentes sociedades sobre a superfície terrestre, seus processos históricos, seus conjuntos e as divisões no interior das áreas. Evidencia seus modos de vida e tipos de produção compreendendo e discutindo criticamente os elementos da dinâmica populacional, em diferentes escalas, desde a análise do quadro mundial e o cenário brasileiro.


A disciplina analisa e discute as diferentes teorias populacionais e as políticas populacionais adotadas pelos Estados contemporâneos.


Demografia aplicada aos estudos regionais

 

A disciplina eletiva do Curso de Geografia tem como enfoque o estudo dos conceitos e medidas básicas em Demografia, as fontes de dados demográficos e o crescimento populacional. As migrações, a fecundidade e a mortalidade são tratados como elementos fundamentais na dinâmica demográfica dos estudos regioniais.

 

 Estruturação do Espaço de Minas Gerais

 

A disciplina é oferecida aos alunos do Curso de Geografia da UFJF e tem  como fundamento o estudo da formação do Estado de Minas Gerais, o processo de povoamento e sua estrutura demográfica e econômica, com ênfase às desigualdades inter e intra regionais.

Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais


Acessos desde 16/09/2010: 311,966