Fechar menu lateral

Palestra aborda experiência de empresário em sistemas solares fotovoltaicos

Em 20 de Janeiro de 2017, os alunos do curso de Microgeração Solar Fotovoltaica assistiram uma palestra ministrada pelo sócio-proprietário da empresa SunEnergy. A enfase da palestra foi sobre a sua experiência pessoal acumulada trabalhando em sistemas de geração solar fotovoltaica.

Foram abordados quatro temas principais: vendas, projeto, instalação e gestão do negócio. Em relação às vendas foram discutidos o perfil dos clientes, detalhamento da proposta comercial, principais fornecedores, qualidade dos produtos, detalhamento do projeto e análise financeira do investimento.

Quanto ao projeto e à instalação de sistemas solares fotovoltaicos foram discutidos: as principais dificuldades em campo para seguir recomeções de máxima eficiência do sistema; as ferramentas de auxílio computacional para projeto; aterramento; EPI (equipamento de proteção individual); DPS (dispositivo de proteção contra surtos) CC e CA; NR10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade); NR35 (trabalho em altura); acessórios para conexão; cabos elétricos; estruturas para montagem; equipamentos apropriados para instalação.

Para finalizar, foram tratados aspectos relacionados ao crédito para investimento em sistemas solares fotovoltaicos,  impostos, estratégia de divulgação da empresa, atendimento ao cliente, equipe de vendas e de instalação e gestão do negócio. 

A equipe do LABSOLAR agradece a gentileza do empresário Luiz Carlos em ministrar gratuitamente a palestra, compartilhar informações essenciais para um empreendimento, contribuir na formação dos instrutores e aprimorar a qualidade do curso.