UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Professores

Você está em: Corpo Técnico > Professores

Prof. Dr. Jair Adriano Kopke de Aguiar – email: jair.aguiar@ufjf.edu.br

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado II do Departamento de Bioquímica/ICB da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência e desenvolve projetos na área de Bioquímica, com ênfase em Glicídeos (carboidratos complexos), atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e caracterização cinética de condroitinases de Flavobacterium heparinum; extração,  purificação e caracterização de glicosaminoglicanos (dermatam sulfato, condroitim sulfato e ácido hialurônico) de diferentes tecidos e espécies animais; estudo da atividade anti-inflamatória de condroitim sulfato em modelos experimentais de colite induzida por dextran sulfato, de colestase extra-hepática e em cultura de células; extração e caracterização proteglicanos de matriz extracelular; controle de qualidade de condroitim sulfato utilizado como matéria-prima em farmácias de manipulação.

 

Prof.ª Dra. Valquíria Pereira de Medeiros – email: valmedeiros@gmail.com

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutorado em Ciências Biológicas – Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da disciplina de Bioquímica do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciencias Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2012). A formação acadêmica se deu na área Bioquímica, Biologia Molecular e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas polissacarídeos sulfatados de algas marrons (fucanas), biologia molecular e celular de glicosaminoglicanos e proteoglicanos. Seus trabalhos estão relacionados a a extração, isolamento e caracterização química de polissacarídeos sulfatados e o envolvimento destes compostos em atividades biológicas como anticoagulantes, antiinflamatórios, ação sobre o endotélio vascular, atividade antitrombótica e antihemostática e a participação destes compostos em vias de sinalização celular. Realizando também trabalhos analisando o comportamento de componentes da matriz extracelular frente a patologias, técnicas terapêuticas e interação polímeros tais os polissacarídeos sulfatados com elementos da matriz extracelular

 

Prof. Dr. Eugenio Damaceno Hottz – email: eugeniohottz@gmail.com 

Bacharel em Biologia (2008), mestre em Medicina Tropical (2010), e doutor em Biologia Celular e Molecular (2014) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) – FIOCRUZ com período sanduíche na Universidade de Utah pelo programa PDSE CAPES. Possui pós-doutorado no Laboratório de Imunofarmacologia (IOC – FIOCRUZ) pelo Programa Pós-doutorado Nota 10 (FAPERJ). Atualmente é professor adjunto do departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas linhas de pesquisa incluem a investigação dos mecanismos de ativação da resposta imune inata e adaptativa durante a infecção pelo vírus da dengue ou pelo HIV. Atua principalmente em questões voltadas para a compreensão da participação das plaquetas nos mecanismos patofisiológicos de infecções virais, principalmente no que diz respeito aos mecanismos inflamatórios induzidos em leucócitos e células endotéliais mediante a interação com plaquetas ativadas. Seu trabalho inclui ainda a investigação das alterações metabólicas em plaquetas quiescentes e ativadas e o envolvimento mitocondrial nos processos de ativação e morte celular induzidos por infecções virais.

 

Laboratório de Análise de Glicoconjugados

lab.glicoconjugados@ufjf.edu.br