UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Disciplina Corpo e Diversidade

Você está em: Atividades > Disciplina Corpo e Diversidade

Disciplina: Corpo e Diversidade
Professora: Drª. Maria Elisa Caputo Ferreira

E-mail: <caputoferreira@terra.com.br; maria.elisa@ufjf.edu.br>

Ementa:

Estudo das teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura contemporânea. Utilização dessas teorias para a compreensão das várias manifestações culturais. O corpo na educação, na saúde e na produção cultural. Estudo de temas essenciais à produção de conhecimento sobre corpo, diversidade e imagem corporal.
Desenvolvimento:
Aulas expositivas. Discussão dos textos selecionados, extraídos da bibliografia indicada.
Avaliação:
Participação nas aulas, seminários e apresentação de resenhas e de artigo científico ao final do período.

 

CRONOGRAMA (clique aqui)

 

Aula 2:

A Arte de Pesquisar – Mirian Goldenberg

GRISSO, J.A. Making comparisons. The Lancet, v. 342, p. 157-160, jul. 1993.

DAOLIO, J. O ser e o tempo da pesquisa sociocultural em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 1, p. 49-60, set. 2007.

 

Aula 3:

ADELMAN, M. Visões da pós-modernidade: discursos e perspectivas teóricas. Sociologias, n. 21, p. 184-217, jan./jun. 2009.

DI CIOMMO, R. C. Relações de gênero, meio ambiente e a teoria da complexidade. Estudos Feministas, v. 11, n. 2, p. 423-443, jul./dez. 2003.

 

Aula 4:

RODRIGUES, R. Sociedade, corpo e interdições: contribuições do estudo de Marcell Mauss sobre as técnicas de corpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 21, n. 2/3, jan/maio 2000.

SILVA, A. M. Elementos para compreender a modernidade do corpo numa sociedade racional. Caderno Cedes, ano XIX, n. 48, ago. 1999.

 

Aula 5:

COSTA, E. M. B.; VENÂNCIO, S. Atividade física e Saúde: Discursos que controlam o corpo. Pensar a Prática, v.7 n.1, 2004, p.59-74.

SILVA, P. N. G.; GOMES, E. S. L. Eternamente jovem: Corpo malhado, ficção televisual e imaginário. Pensar a Prática, v.11, n.2, 2008, p. 197-207.

HANSEN, R.; VAZ, A. F. “Sarados e gostosas” entre alguns outros: aspectos da educação de corpos masculinos e femininos em academias de ginástica e musculação. Movimento, v.12, n. 1, 2006, p. 133-152.

 

Aula 6:

VAZ, P. Consumo e risco: mídia e experiência do corpo na atualidade. Comunicação, mídia e consumo, v. 3, n. 6, p. 37-61. São Paulo, 2006..

GOLDENBERG, M. Gênero e Corpo na cultura Brasileira. Psicologia Clínica, v. 17, n. 2, p. 65-80, 2005.

 

Aula 7:

SCLIAR, M. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007

COELHO, D. M.; FONSECA, T. M. G. As mil saúdes: para aquém e além da saúde vigente. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 2, p. 65-69, 2007.

GROGAN, S. Body Image and Health: Contemporary Perspectives. Journal of Health Psychology, v. 11, n. 4, p. 523-530, 2006.

POLI NETO, P.; CAPONI, S. N. C. A medicalização da beleza. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 11, n. 23, p. 569-584, 2007.

 

Aula 8:

TURTELLI, L. S.; TAVARES, M. C. G. C. F; DUARTE, E. Caminhos da pesquisa em Imagem Corporal na sua relação com o movimento. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 1, p. 151-166, set. 2002.

THOMPSON, J. K. The (mis)measurement of body image: ten strategies to improve assessment for applied and research purposes. Body Image, v. 1, n. 1, p. 7-14, 2004.

CASH, T. Body Image: past, present, and future. Body Image, v. 1, n.1, p. 1-5, 2004

 

Aula 9:

GIACOMINI, S. M. O corpo com Cultura e a Cultura do Corpo: uma explosão de significados. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, v.14, n. 2, p. 395-423, 2004.

SILVA, A. M. Corpo e diversidade cultural. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 1, p. 87-98, set. 2001.

 

Aula 10: ENCERRAMENTO

Laboratório de Estudos do Corpo