UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: O Laboratório > Histórico

 

 

O Laboratório de Análise de Alimentos e Águas (LAAA) surgiu na década de 60, com o nome de “Laboratório de Química Toxicológica e Bromatológica”, o qual funcionava na antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, na rua Espírito Santo, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Nesta época, já se faziam algumas poucas análises bromatológicas para a comunidade. O processo não era ainda sistematizado e, em troca da análise, o interessado comprava algum reagente, vidraria ou material e doava ao laboratório.

Nos anos 70, as ações continuaram de forma semelhante, agora com sua sede no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Departamento de Bromatologia, Toxicologia e Controle, na Faculdade de Farmácia e Bioquímica.

As primeiras tentativas de sistematizar o processo ocorreram na década de 80 e começaram com parcerias públicas devido à grande demanda na região por análises de controle de qualidade de alimentos e águas. A principal iniciativa foi a criação do LARIA – Laboratório Regional Integrado de Análise de Alimentos que funcionou por pouco tempo, tendo em vista a falta de sincronia e outros fatores políticos associados aos gestores públicos que na época conduziam as secretarias estadual e municipal de saúde.

Em 1999, o processo foi sistematizado e regulamentado no formato de Projeto de Extensão inscrito na Pró-reitoria de Extensão da UFJF e sob a coordenação dos professores Drª Miriam Aparecida de Oliveira Pinto e Dr. Marco Antônio Moreira Furtado. A partir deste ponto, o Laboratório de Análise de Alimentos e Águas (LAAA) começou a realizar suas atividades, atendendo aos três princípios básicos da UFJF – Ensino, Pesquisa e Extensão. O laboratório passou a ser um espaço para realização de aulas práticas, estágios, iniciação científica, pesquisa, treinamento profissional, trabalhos de conclusão de curso e prestação de serviços à comunidade, contribuindo para a formação acadêmica de discentes de diferentes cursos de graduação por intermédio da vivência prática. 

Em 2007, o LAAA passou por uma reforma estrutural a fim de atender aos critérios técnicos e regulamentos sanitários preconizados pelos órgãos de fiscalização.  O LAAA foi reinaugurado em 25 de Setembro de 2009, oferecendo assim um ensino cada vez mais qualificado e ambientado com o mercado profissional.

Atualmente, sob a coordenação dos Professores Dr. Humberto Moreira Húngaro e Dr. Marco Antônio Moreira Furtado, o LAAA busca aprimorar-se cada vez mais nas áreas de avaliação e controle de qualidade de alimentos e águas, bem como na formação de recursos humanos.

Laboratório de Análise de Alimentos e Águas