Grupos e Laboratórios de Pesquisa

Os grupos e laboratórios de pesquisa são um espaço importante de formação, desenvolvimento e de intercâmbio, entre docentes, discentes e TAEs da Facom, mas também com jornalistas, profissionais da Comunicação e com a sociedade em geral.

Comunicação, Cidade, Memória e Cultura

O grupo de pesquisa “Comunicação, cidade, memória e cultura” teve formação em 2013 e tem como principais linhas de pesquisa : “Cidade e Memória”, “Estudos de memória social” e “Mídia e memória”. No grupo, são discutidos assuntos relacionados à memória, à história oral, à construção de narrativas e à representação da mídia em geral. A líder é a professora Christina Ferraz Musse.

Comunicação, Artes e Literacia Midiática

Coordenado pelas professoras Gabriela Borges e Letícia Torres, um dos seus principais projetos é o Observatório da Qualidade no Audiovisual que opera desde 2013 como um espaço de diálogo e produção de conteúdo a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea feita por alunos da graduação e pós-graduação. Integra a Alfamed, Rede Interinstitucional Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania, composta por 13 países, sendo líder da equipe brasileira. Integra a Rede Obitel Brasil de Pesquisadores de ficção televisiva, coordenando a equipe da UFJF. É parceiro do CIAC da Universidade do Algarve, Portugal

Comunicação, Identidade e Cidadania

O grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania reúne docentes e discentes com o objetivo de realizar trabalhos de pesquisa e de extensão voltados para as possibilidades de contribuição da comunicação para o exercício da cidadania, com preocupação central nos impactos da mídia sobre a produção de saberes e identidades e suas conexões com os debates relativos às culturas locais e/ou globais e às questões contemporâneas da política. O grupo busca resgatar exatamente os potenciais diálogos (teóricos e de intervenção social) entre os fenômenos da comunicação de massa e os aspectos identitários e de vida cidadã – com especial ênfase nos estudos da Comunicação Política.

Grupo Sensus

O Grupo Sensus – Comunicação e Discursos é coordenado pelo professor Wedencley Alves tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas, leituras, publicações, atividades extensionistas e de laboratório, no âmbito da Faculdade de Comunicação da UFJF. Contando com professores, alunos de graduação e do Programa de Pós-Graduação da unidade, além de interlocutores, o grupo parte da Análise do Discurso (Pêcheux-Orlandi) para compreender a relação entre Comunicação e Poder em três eixos: Saúde, Sensibilidades e Violências. Desta forma, são motivadas discussões, pesquisas e atividades sobre: (1) discursos na mídia ou em ambientes mediados acerca do bem e do mal estar físico, mental e social; (2) questões de biopolíticas, bioidentidades e biossocialidades; (3) transformações das sensibilidades sob a ótica das relações entre poder e comunicação; (4) relação entre violências (física, psicológica, institucional, simbólica), mídia e Estado; (5) corpo como materialidade simbólica e política no espaço público e midiatizado.

Núcleo de Jornalismo e Audiovisual

O Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) reúne professores, estudantes e pesquisadores da Comunicação e atua como grupo de pesquisa científica e como espaço de investigação, estudo, experimentação e análise de materiais audiovisuais e outras narrativas jornalísticas. Coordenado pela professora Iluska Coutinho, o NJA integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (TELEJOR) e tem como um de seus focos de interesse a questão da TV Pública. Entre os projetos destacam-se o Observatório Mídia e Direitos Humanos, o Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual, e pesquisas  que têm como perspectiva central a busca pela democratização do conhecimento sobretudo por meio do jornalismo, do audiovisual e do exercício do direito à comunicação.

Laboratório de Mídia Digital

O Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia Digital agrega estudos relacionados às áreas da Comunicação, Computação e outras, como as Artes e a Educação. Privilegia as interseções entre as produções audiovisuais, o aparato tecnológico, sem se esquecer de sua inclusão nas culturas moderna e contemporânea. É coordenado pelos professores Carlos Pernisa Júnior (Facom) e Marcelo Moreno (DCC) Nele também estão alunos de graduaçào, atuando na iniciação científica, mestrandos e doutorandos, tanto da Comunicação quanto da Ciência da Computação.

Narrativas Midiáticas e Dialogias

O grupo Narrativas Midiáticas e Dialogias, cadastrado no Diretório do CNPq, atua no âmbito do PPGCOM, na Facom/UFJF, e pesquisa as mudanças na narrativa contemporânea, sobretudo a audiovisual. Coordenados pelos professores Cláudia Thomé e Marco Aurélio Reis, os pesquisadores buscam detectar e analisar os deslizamentos entre os gêneros e as plataformas midiáticas, considerando mudanças de linguagem, focos temáticos e estratégias narrativas, em uma hibridização que é anterior à convergência midiática, mas que se acelera no contexto atual. São estudadas no grupo as narrativas fáticas e ficcionais em sua relação com o cotidiano, observando as representações e valores que carregam, com desdobramentos em pesquisa, ensino e extensão.

Footbyte: Núcleo de Estudos em Comunicação, Futebol e Tecnologia

Coordenado pelo professor Ricardo Bedendo o Núcleo tem como foco o estudo das interfaces entre Comunicação, Tecnologia e Futebol. Além da apresentação de trabalhos em eventos, iniciada em 2009, o grupo desenvolve o podcast Footbyte. Participam da produção discentes de graduação e convidados, entrevistados que contribuem com os episódios.