UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Administração

Você está em: Institucional > UFJF > Administração

Atualmente a Universidade Federal de Juiz de Fora possue o seguinte quadro de administração.

Reitor da UFJF
Prof. Marcus Vinicius David

A história de Marcus David na UFJF começou em 1988, quando se formou em Economia pela instituição. Alguns anos mais tarde, ingressou novamente na universidade, dessa vez como servidor técnico-administrativo. Em 1997, iniciou sua carreira como professor na então Faculdade de Economia e Administração (FEA) da UFJF. Nessa ocasião, já era mestre em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, título obtido em 1994. Em 2009, qualificou-se como doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Com a maior capacitação, fortaleceu os seus laços com a UFJF, já que intensificou seu trabalho em cargos administrativos que lhe ajudaram a ampliar a experiência na área de gestão pública. Nessa trajetória dedicada à UFJF, Marcus David foi pró-reitor de Administração, pró-reitor de Finanças e Controle, diretor Financeiro e ainda presidente do Conselho Diretor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE). Desempenhou também as funções de chefe do Departamento de Finanças e Controladoria e Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Atualmente é professor associado do Departamento de Finanças e Controladoria da mesma faculdade. É ainda docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Com formação complementar em Direito, pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior (1989), Marcus David soma sua experiência na gestão pública o cargo de diretor Financeiro do município de Juiz de Fora, na década de 1990.

 

 Vice-Reitora

Profa. Girlene Alves da Silva

Iniciou sua carreira na UFJF em 1997 como professora auxiliar e atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem. Sua trajetória na área da enfermagem começou em 1992 quando concluiu sua graduação pela Universidade Federal do Piauí. Em 1997, finalizou o mestrado em Enfermagem na escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. É doutora pela Escola de Enfermagem da USP (2003) e realizou, em 2001, estágio doutoral no Laboratoire de Psycologie Sociale da École de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (França). Em 2009, fez pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ. Na UFJF, exerce suas atividades de ensino da graduação em Enfermagem na maior parte do tempo no Hospital Universitário. Na pós-graduação, atua como professora do quadro efetivo no Mestrado em Enfermagem e no Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina. Trabalhou também nos programas de residência em Enfermagem em Saúde do Adulto e Multiprofissional em Saúde do Adulto com foco em doenças crônicas não transmissíveis. Sua experiência na área da saúde da enfermagem enfatiza temas como cuidado de pessoas com HIV/Aids, controle de infecção hospitalar, educação para a saúde, políticas de saúde, teorias de enfermagem, teoria das representações sociais e a abordagem qualitativa nas investigações no campo da saúde. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Aplicada e Diretora da Faculdade de Enfermagem (2010-2014). É membro do Observatório de Análise e Política de Saúde da UFBA.

 

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Mônica Ribeiro de Oliveira

Possui doutorado em Historia pela UFF, pós-doutorado pela UFRJ em 2005 e pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilla em 2015. É professora titular de História do Brasil do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da UFJF.

Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa

Luis Paulo da Silva Barra

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1990), doutorado (1996) e pósdoutorado (2010) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado 4 do departamento de Mecânica Aplicada e Computacional da Faculdade de Engenharia e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC) desde sua criação em 2006. Foi o primeiro coordenador do PGMC e exerceu um segundo mandato na coordenação desse programa entre 2012 e 2015.

Pró-Reitoria de Graduação

Maria Carmem Simões Cardoso de Melo

Doutora em Enfermagem e mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada e vice-chefe do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem UFJF. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo.

Pró-Reitor Adjunto de Graduação

Cassiano Caon Amorim

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e especialização em Educação para a Ciência (2000) pela mesma Universidade. Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004). Doutor em Ciências – Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2010). Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFJF) e professor do Programa de Pós Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP-FACED-CAED).

Pró-Reitoria de Extensão

Ana Lívia de Souza Coimbra

Professora Associada do Departamento de Política de Ação do Serviço Social, da Faculdade de Serviço Social e professora do Programa de PósGraduação em Serviço Social. Assistente Social formada pela Faculdade de Serviço Social da UFJF (1993), mestre e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998, 2006). Ingressou na UFJF em 1997. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Serviço Social, Movimentos Sociais, Trabalho e Sindicalismo, Saúde do Trabalhador e Economia Solidária.

Pró-Reitoria de Cultura

Valéria Faria

Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalha com ensino e pesquisa nas áreas de imagem digital, cultura visual, fotografia, memória e patrimônio nos cursos. Doutora em Artes Visuais (concentração em Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Université Paris8 – Laboratoire INREV – Images Numériques et Réalités Virtuelles; mestre em Artes Visuais (concentração em Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Educação Artística pela Valéria de Faria Cristofaro Pró-reitora de Cultura Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Artes Industriais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES). Artista Visual e Designer Gráfico com atuação desde 1991.

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva 

Marcos Souza Freitas

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE/RJ (1989); mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2006). É Professor Associado da Faculdade de Fisioterapia.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro

Mestre em Letras com área de concentração em Literatura Brasileira, pelo CES/JF e PUC MINAS (2015). Possui graduação em Letras (1985) e especialização em Literatura Comparada (1988), ambas pela UFJF, e graduação em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior (1988). É servidora Técnico-Administrativa em Educação da UFJF.

Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças

Eduardo A. Salomão Condé

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF desde 1992, atuando na graduação e no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na mesma universidade. Doutor em Economia Aplicada (UNICAMP) e Mestre em Ciência Política (IUPERJ/atual IESP). Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFJF) de 2006 a 2014, Diretor do Centro de Pesquisas Sociais (2015/2016) e Coordenador do Curso de Ciências Sociais entre 1996 e 1998.

Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão

Marcos Tanure Sanábio

Docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; doutor em Administração pela UFLA; mestre em Administração Pública pela FGV/ RJ e Administrador pela Faculdade Machado Sobrinho. Exerceu, ao longo de 36 anos na UFJF e UFV, cargos de Direção em Unidades Acadêmicas (Faculdade, Departamentos e Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu) e cargo de Pró-Reitor e de Diretor de Logística/UFJF. É membro do Comitê Gestor Nacional do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP)/ANDIFES, Marcos Tanure Sanábio Pró-reitor de Infraestrutura e Gestão Coordenador do Curso de graduação em Administração Pública (convênio Brasil/Moçambique – Programa UAB/Moçambique) e exerceu por mais de dois anos a Coordenação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/UFJF).

Pró-Reitora Adjunta de Infraestrutura e Gestão

Janezete Aparecida Purgato Marques

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993); Licenciatura em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1988); Especialização em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997); Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Mestrado em Ambiente Construído pela UFJF (2011). É Engenheira Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1994, desempenhando atualmente o cargo de Coordenação de Manutenção Predial na Pró-Reitoria de Infraestrutura.

CRITT

Prof. Ignácio José Godinho Delgado

Professor Titular da UFJF, atuando nas áreas de História e Ciência Política. Pesquisador e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento(INCT-PPED). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1999. Entre 2011 e 2012 foi Visiting Senior Fellow na London School of Economics and Political Science (LSE). Publicou diversos trabalhos sobre o desenvolvimento brasileiro, focalizando o empresariado industrial e Ignacio José Godinho Delgado Diretor de Inovação a trajetória das políticas sociais e industriais no país. Atualmente, tem se dedicado à análise histórica comparativa de políticas industriais, sistemas de saúde e políticas de inovação em saúde em diferentes trajetórias nacionais contemporâneas.

Editora

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Mônica Ribeiro de Oliveira

Possui doutorado em Historia pela UFF, pós-doutorado pela UFRJ em 2005 e pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilla em 2015. É professora titular de História do Brasil do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da UFJF.

 

Secretário Geral

Rodrigo de Souza Filho

Professor Associado da Faculdade de Serviço Social/UFJF; ex-diretor da Faculdade de Serviço Social/UFJF e Professor permanente do Programa de Pós-Gradução em Serviço Social/UFJF. É assistente social com mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Autónoma Metropolitana/México e no Programa de Pós-Gradução em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense. Possui experiência na área de Serviço Social e Gestão e também é autor/ organizador de livros e artigos sobre gestão pública e política social.

Chefe de Gabinete

Mara Mendonça Loureiro

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior (CES); especialização em Recursos Humanos pela Fundação Educacional Machado Sobrinho e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte. Na Universidade Federal de Juiz de fora foi Chefe da Seção de Avaliação e Acompanhamento (maio/94 a set/94); Diretora da Divisão de Recursos Humanos (out/94 a out/95); Chefe de Gabinete (nov/95 a jun/96); Diretora do Departamento de Pessoal (out/96 a set/98); Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos (out/98 a ago/2002); Mara de Mendonça Loureiro Chefe de Gabinete Pró-Reitora de Recursos Humanos (set/2002 a jun/2004) e Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos (jun/2004 a ago/2006).

Diretoria de Comunicação

Márcio de Oliveira Guerra

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ; especialista em Marketing pela Fundação Educacional Machado Sobrinho; graduado em Comunicação Social pela UFJF. Finalizando Pós-Doutorado em Comunicação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro em maio 2016. Secretário de Imagem Institucional da UFJF nos dois mandatos da Reitora Margarida Salomão; diretor da Faculdade de Comunicação de 1994 a 1998. Professor Associado 4 da graduação e Programa de PósMárcio de Oliveira Guerra Diretor de Imagem Institucional Graduação (mestrado) da Facom/UFJF. Diretor da Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura (CNPq).

Diretoria de Avaliação Institucional

Michéle Farage

Graduada em Engenharia Civil pela UFJF, mestre e doutora em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, com pós-doutorado no Commissariat à l’Energie Atomique (CEA/Saclay/França). É docente na UFJF desde 2006 sendo, atualmente, Professora Associada I no Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional da Faculdade de Engenharia.

Diretoria de Relações Internacionais

Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora; é mestre em Teoria da Literatura (UFJF) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: memória, ficção contemporânea e silêncio nas literaturas afro-diaspórica e pós-colonial. É Professora Adjunta II no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Faculdade de Letras da UFJF e professora vinculada ao Programa de PósBárbara Inês Ribeiro Simões Daibert Diretora de Relações Internacionais Graduação da UFJF, atuando com a disciplina obrigatória para o doutorado, intitulada “Estudos Culturais”.

Diretoria de Ações Afirmativas

Julvan Moreira de Oliveira

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP); licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF). Atualmente é vice-coordenador do GT-21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação); membro da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da UFJF.

Centro de Educação a Distância

Prof. José Paulo de Abrahim Abdalla

Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF