UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Filosofia do Colégio

Você está em: Institucional > Filosofia do Colégio

O Colégio de Aplicação João XXIII está voltado para a formação do cidadão crítico, criativo e comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, livre e fraterna. Essa opção tem os seguintes desdobramentos:

1.Ênfase na construção do conhecimento como tarefa primordial da Escola;

2. Valorização dos conteúdos, enquanto patrimônio coletivo-direito de todos, selecionados com vista à sua significação humana e social;

3. Comprometimento com um programa integrado entre as diversas áreas e disciplinas;

4. Subordinação dos métodos aos conteúdos, de modo a evitar a simples acumulação de informações;

5. Valorização do trabalho interdisciplinar;

6. Resgate do papel do professor enquanto transmissor do conhecimento sistematizado e enquanto mediador entre esse conhecimento e a sua prática social -tal papel confere-lhe autoridade a ser exercida sem autoritarismo e dele exige compreensão das condições concretas de vida dos alunos.

7. Reconhecimento e aceitação do desafio de levar os alunos, independentemente de suas diferenças individuais e sociais, a atingirem patamares mínimos de desempenho, buscando estratégias capazes de fazê-los superar suas limitações.

O objetivo do Colégio é manter um ensino de qualidade, dando ênfase pesquisa, à extensão e ao atendimento a estagiários das Licenciaturas e Cursos UFJF.

VOLTAR

Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF